Páginas

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Revista Atrevidinha - Eleições: este papo é com você!

Também no site: http://atrevidinha.uol.com.br/atrevidinha/beleza-idolos/77/artigo182529-2.asp


Política não é nenhum bicho de sete cabeças. E se você puder entender um pouquinho sobre como funciona o governo do nosso país, desde já, vai se tornar uma eleitora muito legal! Preparada para começar?

Por Rita Trevisan e Giovana Pessoa Ilustrações: Isabela Santos
Imagine que maluquice seria a nossa vida se cada um pudesse fazer o que desse na telha, tanto dentro de casa quanto fora dela. Seria a maior bagunça, né? No trânsito, por exemplo, não existiriam as ruas contramão, nem faixa de pedestre para atravessar, nem farol para sinalizar quando é a hora de cada carro passar! Pois é, se existe um pouquinho de ordem na nossa sociedade, isso tem tudo a ver com as leis que foram criadas, colocadas em prática e também fiscalizadas. E já parou pra pensar que tem de ter alguém pensando nas necessidades do povo o tempo todo, para criar, atualizar e fazer cumprir essas regrinhas que fazem a nossa vida melhor? Pois esse é o papel dos políticos.


Representantes DO POVO
Agora, se alguns políticos não fazem muito bem a sua parte e se os mais velhos vivem falando mal de quem já está no poder, aí está mais um motivo para que as garotas como você se preparem para mudar essa realidade. Afinal, todos os que nos representam no governo só chegam lá porque receberam a maioria dos votos, em relação aos outros candidatos, nas eleições. E neste ano vamos eleger muita gente: presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. E, depois que ganharem, essas pessoas terão quatro anos (ou oito, no caso dos senadores!) para fazer o que julgarem mais importante para o bem-estar do povo. Viu só que responsa?

Trio PODEROSO
Quem comanda tudo por aqui são os três poderes, que a gente chama de Executivo, Legislativo e Judiciário. Cada um deles pensa em formas de melhorar o País. Quando os três chegam a um acordo, colocam uma lei em prática. O Executivo dá uma ideia, o Legislativo vê se dá para fazer ou não e, quando dá, aquele projeto vira lei. Daí, cabe ao Judiciário ver se todo mundo está cumprindo com o que foi combinado.
Pra todo esse esquema funcionar direitinho tem de ter gente trabalhando em cada um dos poderes, e é o que acontece com o presidente, o governador e todos os outros políticos que contam com uma equipe para lhes auxiliar.
E tem ainda outro detalhe importante: esses governantes só conseguem colocar suas ideias em prática, fazendo melhorias ao País, nos Estados e nas cidades, graças ao dinheiro de todos os brasileiros, que pagam impostos e taxas. Daí, os políticos fazem uma conta de quanto dinheiro vai entrar e dividem entre as áreas que precisam de investimento, como a saúde, a educação e os transportes..

E as ELEIÇÕES?
Quando um político quer ocupar um cargo desses, ele tem de se candidatar e tentar conseguir votos. Mas se eles vão conseguir ou não o emprego novo vai depender do resultado das eleições. Funciona assim: todas as pessoas com mais de 18 anos são obrigadas a votar e as de 16 que quiserem também podem participar do processo. Elas escolhem qual político preferem para cada um dos cargos e o que receber mais votos será o vencedor. No caso do presidente e do governador, se os dois ficarem meio empatados, a gente faz uma nova votação para ver quem ganha, chamada segundo turno.

E eu com ISSO?
Não é porque ainda não vota que você precisa ficar só assistindo às eleições deste ano. Afinal, o que os governantes fizerem quando chegarem ao poder também vai afetar sua vida. Então, que tal começar já a fazer valer a sua participação? Algumas ideias de como fazer isso:
  Pesquise sobre os candidatos. A maioria deles tem sites na internet. Veja quais são as propostas dessas pessoas para melhorar a vida das crianças e dos jovens, por exemplo. Daí, você pode dar dicas aos seus pais sobre os melhores candidatos para votar.
Que tal propor, no seu colégio, uma atividade em que os alunos possam votar, na semana das eleições, como se fosse de verdade? É um treino para quando chegar a hora de decidir pra valer!
Depois que os governantes ganharem, você pode continuar cobrando deles boas ações e comportamentos responsáveis e corretos. Pode mandar e-mail para o gabinete (o escritório de cada um deles, o endereço está disponível na internet). Também é possível visitar os lugares onde eles trabalham. Sua escola mesmo pode organizar uma excursão até lá.
Também vale conhecer alguns projetos que permitem aos jovens exercerem sua cidadania desde já: dê uma olhada nos sites do Plenarinho (www.plenarinho.gov.br) e da Coclândia (www.coclandia.com.br/principal.aspx).

QUEM faz o que no governo?

Presidente
Ele é o cara mais poderoso do nosso país. O presidente é quem dá a última palavra sobre as leis que vão ser seguidas por todas as pessoas que vivem no Brasil. Além disso, também decide sobre o dinheiro recolhido da população: quanto irá para as escolas, para os postos de saúde, para consertar ruas e prédios, etc. Também é tarefa dele viajar para outros países para falar do Brasil e para fazer negócios com as outras nações.
Senador
Os senadores são muito importantes, pois, além de pensarem em projetos que podem virar leis, beneficiando o povo, eles são responsáveis por fiscalizar, julgar e até processar o presidente, seus ministros e todos aqueles que dão apoio ao nosso maior representante no governo, cuidando para que eles também não pisem no tomate ao usar o dinheiro público.
Governador
Enquanto o presidente é responsável pelo País inteiro, o governador cuida só do Estado que o elegeu. Ele recebe do presidente uma parte do dinheiro que foi recolhido da população para resolver os problemas dentro daquele Estado. O governador também pode dar ideias de leis para melhorar a vida das pessoas que moram naquele local.
Deputado Estadual
Faz parte do Poder Legislativo, aquele que cuida das leis. Então, ele tem de pensar no que as pessoas estão precisando e, a partir das necessidades do seu Estado, criar projetos que ajudem a melhorar o problema que encontrou.
Deputado Federal
Assim como o deputado estadual, também tem de criar leis para melhorar a vida das pessoas. A diferença é que ele cria uma lei que vale para o País inteiro.
 
 Teste
Você seria uma boa PRESIDENTE?
Descubra se tem algumas qualidades que são essenciais para quem quer governar um país.
1 Seus pais vivem dizendo que você tem jeito para liderar?
( ) Sim ( ) Não
2 É decidida e persistente?
( ) Sim ( ) Não
3 Sabe administrar sua mesada ou a grana que ganha dos pais e parentes?
( ) Sim ( ) Não
4 Gosta de ajudar as outras pessoas?
( ) Sim ( ) Não
5 Os trabalhos do seu grupo, na escola, sempre recebem boas notas?
( ) Sim ( ) Não
Resultado

Se você respondeu “sim” a todas as questões, tem chances de fazer um bom trabalho ao decidir mesmo investir na política. Agora, se escolheu um “não” ou mais, também não precisa desanimar, basta continuar trabalhando e estudando para se preparar. O bom da história é que você ainda tem bastante tempo pra isso.

CONSULTORIA: Adriana Magalhães, editora do Plenarinho. Edson Gabriel Garcia, educador e autor do livro De olhos bem abertos: a política presente em nosso cotidiano (editora FTD). José Romero Nobre de Carvalho, professor de história e diretor geral das unidades COC de Ribeirão Preto.

Revista Atrevida - Eles só pensam em sexo

Veja também no site: http://atrevida.uol.com.br/beleza-gente/193/eles-so-pensam-em-sexo-isso-e-o-que-182961-1.asp


Isso é o que todo mundo diz. Mas para entender de vez o jeito dos meninos, quando o assunto é sexo, é preciso saber separar o que é lenda do que realmente tem um fundinho de verdade.


Por Rita Trevisan e Giovana Pessoa


Por que os meninos são tão diferentes das meninas no jeito de encarar e até de fazer sexo?
M.N.T., 16 anos, João Pessoa, PB
Existem muitas explicações possíveis, mas dá pra botar grande parte da culpa na educação que meninos e meninas recebem, em casa e fora dela. “A sociedade, em geral, mostra a sexualidade feminina de um jeito mais reprimido, o que faz que as meninas tenham uma iniciação sexual menos satisfatória, porque elas acabam ficando presas a tabus e mitos”, diz a psicóloga Jussania Oliveira. Já os meninos, mais uma vez, saem ganhando. Eles aprendem que precisam se mostrar seguros e experientes no que diz respeito ao sexo. Daí, como são mais estimulados e têm mais liberdade para experimentar, conseguem conhecer melhor o próprio corpo e os seus desejos, o que os faz, geralmente, aproveitar melhor a transa.

O que é ejaculação precoce?
A.T.T., 13 anos, Cananeia, SP
É quando o garoto não consegue controlar a ejaculação. Daí, o que acontece é que ele acaba chegando ao nível máximo do prazer e ejacula muito antes do momento em que gostaria de fazer isso. Segundo Rodrigues, oito em cada dez garotos ejaculam muito rápido nas primeiras relações sexuais. Porém, quando o problema persiste, é bom ficar de olho. “É normal que isso aconteça de vez em quando. No entanto, se em mais de 50% das relações sexuais o garoto não conseguir controlar a ejaculação, talvez seja interessante se consultar com um urologista ou mesmo um psicólogo”, completa Oliveira. Afinal, na maioria dos casos, a causa é emocional mesmo: pode ser estresse, ansiedade exagerada ou insegurança.

Como posso saber se ele curtiu mesmo a relação?

P.S., 15 anos, Recife, PE
Ninguém tem bola de cristal, né? Então, não custa nada perguntar, como sugere a psicóloga Meire Ribeiro: “Foi legal? Você gostou? O que acha que a gente poderia fazer para ficar ainda melhor?”. No mais, observe os sinais que o menino dá: se ele continua carinhoso, se tem vontade de ficar abraçadinho, se está com aquela cara de feliz, sabe como? Cuidado, apenas, para não ficar enchendo o garoto de perguntas. Vá com calma, do contrário, ele vai achá-la muito insegura.

Se eles insistem em transar no primeiro encontro é porque não estão levando a menina a sério?
L.L.C., 16 anos, Rio de Janeiro, RJ
“Se ele insiste, é simplesmente porque quer muito fazer sexo com aquela garota”, explica Rodrigues. Porém, se o menino for capaz de suportar uma relação sem sexo, até que a menina se sinta pronta, isso também indica que ele está considerando a possibilidade de um relacionamento mais duradouro. Afinal, se estivesse querendo apenas sexo, desistiria rapidinho para procurar outra garota com os mesmos interesses que ele.



É possível o garoto descobrir, na hora da transa, que a garota não é mais virgem? E se ela for virgem, dá pra perceber?
M.P., 14 anos, São Luís, MA
Sem chance! Ele só vai descobrir se a garota contar. No entanto, se a relação do casal é mais séria, é legal que o menino saiba da falta de experiência da menina, para que ele possa ir mais devagar, conduzindo-a nesse momento de descobertas.

Se a menina tem vontade de avançar na relação e o garoto não se toca, como conversar sobre isso?

J.P.T.E., 14 anos, São Paulo, SP
“Demonstre isso pela sua postura, aproximando-se cada vez mais dele e tocando-o. As atitudes falam mais do que as palavras”, ensina Oliveira. Agora, se o garoto continuar na dele depois das suas investidas, diga, com jeito, o que deseja. Talvez ele também esteja querendo e tenha medo da sua reação e, por isso, não tome a iniciativa. Daí, numa conversa sincera, vai dar para resolver tudo. Experimente!


E se o menino me pedir para fazer algo que eu não goste? Como dizer “não” e continuar com o namorado?
M.S.T., 17 anos, Nova Friburgo, RJ
Fale com delicadeza e carinho, para não magoá-lo. Mas deixe bem claro, desde o início, quais são seus limites. “Seja sincera, diga que não se sente à vontade e que provavelmente não ia curtir muito se fizessem. E, se quiser, sugira uma coisa diferente, para manter o garoto estimulado, mas respeitando os seus sentimentos também”, ensina a psicóloga Jussania Oliveira. Porém, se mesmo assim ele forçar a barra, melhor cair fora. Lembre-se sempre de que o sexo não será o suficiente para mantê-los unidos. Se não houver carinho e respeito entre os dois, vai ser muito difícil o namoro sobreviver.

Revista Dieta Já - Projeto sarada no verão

Ainda dá tempo de transformar de vez o seu corpo para receber a nova estação em plena forma. Comece já, com uma dieta desintoxicante que queima cinco quilos em um mês e um treino que trabalha forte pernas, bumbum e abdome

Rita Trevisan e Giovana Pessoa
Veja também no site

É perfeitamente possível perder aqueles 15 quilinhos que estão sobrando e ainda modelar o corpo até dezembro. E vai ficar muito mais fácil fazer isso se você adotar um programa que propõe um emagrecimento gradativo e que pode ser iniciado agora, logo que você terminar de ler esta matéria. Ou seja, nesta edição você poderá colocar em prática a primeira etapa deste programa. O menu é leve, nutritivo e ainda conta com alimentos antioxidantes. “Eles favorecem a eliminação de toxinas e do líquido retido, ajudando a afinar a silhueta com muita saúde”, garante a nutricionista funcional Fernanda Granja. Agora, se quiser garantir também músculos mais fortes e tonificados, especialmente nas regiões da barriga, do bumbum e das pernas, basta encarar um treino feito sob medida para tal. “Criei uma sequência de exercícios, que devem ser feitos sem pausas, para potencializar o gasto calórico”, avisa a personal trainer Valéria Aprobato, de São Paulo. Resultado? Você elimina 5 kg neste mês, dando aquela primeira modelada no corpo.

Supersérie para bumbum, pernas e barriguinha

Se a ideia é terminar o mês com os músculos dessas regiões mais definidos, comece por esta sequência de exercícios, indicada para iniciantes. “Proponho um treinamento intenso para cada grupo muscular e um trabalho sem pausas, para manter a frequência cardíaca alta e, assim, acelerar a perda de peso”, explica Aprobato
Músculos da parte interna das pernas

1 Posição inicial:em pé, com as pernas paralelas e os joelhos afastados e voltados para fora, posicione a bola nas suas costas, apoiando-a na região lombar.
Execução: agache, flexionando os joelhos na direção dos dedões dos pés, ao mesmo tempo em que pressiona a bola contra a parede, como se fosse sentar-se em uma cadeira. Retorne à posição inicial.
Frequência: 3 séries de 20 movimentos

2 Posição inicial: deitada, de lado, apoie a cabeça com a mão que estiver por baixo, flexionando o cotovelo. A outra mão pode estar apoiada no chão, à frente do abdome, para aumentar a sua estabilidade durante o movimento. Cruze a perna que estiver em cima, flexionando o joelho, até que esse pé fique na frente da perna que está estendida.
Execução: eleve a perna de baixo, estendendo-a, e retorne à posição inicial.
Frequência: 3 séries de 20 movimentos para cada perna

Para colocar em prática esta série, você vai precisar de uma bola grande e de um par de pesinhos de 1 kg ou 2 kg, de acordo com a sua resistência física

Coxas e glúteos
3
Posição inicial: em quatro apoios, posicione a bola na região do abdome.
Execução: eleve uma das pernas, flexionando-a a 90°, em direção ao teto. Retorne à posição inicial e recomece com a outra perna.
Frequência: 3 séries de 20 movimentos  

4 Posição inicial: posicione a bola em uma das suas laterais. Em pé, com as pernas afastadas, avance uma das pernas para a frente, mantendo a perna de trás apoiada na meia ponta. Apoie a mão na bola.
Execução: flexione os joelhos até que o de trás se aproxime do solo. Retorne à posição inicial.
Frequência: 3 séries de 20 movimentos para cada perna

5 Posição inicial: deitada de lado, apoie a cabeça com a mão que estiver por baixo, flexionando o cotovelo. A outra mão pode estar apoiada no chão, à frente do abdome. Mantenha as duas pernas estendidas, levemente flexionadas, uma sobre a outra.
Execução: eleve a perna que está por cima e, então, retorne à posição inicial.
Frequência: 3 séries de 20 movimentos para cada perna



Parte inferior do abdome
6 Posição inicial:
deitada de barriga para cima, segure a bola entre os joelhos flexionados e pés apoiados no chão.
Execução: realize um movimento de flexão de quadril, tomando impulso e retirando parte dos glúteos do solo. Volte à posição inicial.
Frequência: 3 séries de 20 movimentos


Parte superior do abdome
7 Posição inicial:
deitada de barriga para cima, com os pés apoiados na bola e os joelhos flexionados em 90°. Apoie as mãos na nuca.
Execução: leve o corpo à frente, contraindo o abdome, mas sem retirar a lombar do solo. Volte à posição inicial.
Frequência: 3 séries de 20 movimentos

Parte da frente dos braços
8 Posição inicial:
sentada em cima da bola, com a coluna reta, pernas afastadas e pés apoiados no solo. Braços estendidos ao longo do corpo, segurando um pesinho em cada mão, com os punhos voltados para fora.
Execução: flexione os cotovelos até aproximar os pesinhos dos ombros. Depois, estenda os braços novamente, voltando à posição inicial de maneira lenta.
Frequência: 3 séries de 15 movimentos



Parte de trás dos braços
9 Posição inicial:
sentada em cima da bola, com a coluna reta, pernas afastadas e pés apoiados no solo. Segure um pesinho com uma das mãos, mantendo o braço elevado para o alto. Com a outra mão, dê apoio ao cotovelo do braço que está estendido.
Execução: flexione o cotovelo, aproximando o pesinho do ombro, e retorne à posição inicial, estendendo novamente o braço em direção ao teto.
Frequência: 3 séries de 15 movimentos para cada braço.

Ombros e costas
10 Posição inicial:
sentada em cima da bola, com a coluna reta, pernas afastadas e pés apoiados no solo. Braços estendidos ao longo do corpo, segurando um pesinho em cada mão, com os punhos voltados para dentro.
Execução: eleve os dois braços até a altura dos ombros e, em seguida, retorne à posição inicial.
Frequência: 3 séries de 15 movimentos



Caneta na mão
Para o seu controle, trouxemos dois calendários. No primeiro deles (setembro) contorne com uma caneta o dia em que iniciou a dieta, bem como os exercícios dessa série. Conte 30 dias e circunde no segundo a data que finalizará essa primeira etapa.


Como fazer
Faça a série inteira em dias alternados para que os músculos possam responder de maneira eficiente aos treinos. Nos outros dias procure colocar em prática alguma atividade aeróbica, como uma corrida ou caminhada de, no mínimo, 20 minutos. Tais modalidades potencializam a perda de peso.



Muito mais saúde
Para usufruir de todos os benefícios do programa, é essencial, também, mudar a alimentação. Além de emagrecer até cinco quilos, este menu de 1.200 calorias vai proporcionar uma verdadeira faxina no seu organismo.
  

Com propriedade diurética, a alcachofra ajuda o corpo a eliminar as substâncias tóxicas
Dia 1

Café da manhã
1 fatia de pão integral
1 col. (sopa) de tofu temperado com 1 col. (café) de azeite, sal e salsinha a gosto
1 xícara de chá branco
1 fatia de melão
Lanche da manhã
1 copo (250 ml) de suco xô, celulite (ver receita)
3 amêndoas
Almoço
1 prato raso de salada de alface, acelga e couve ralada, temperada com 1 col. (café) de azeite
1 col. (sopa) de farinha de linhaça dourada
1 filé pequeno (100 g) de carne vermelha grelhado
1 col. (sopa) de arroz integral
1 col. (sopa) de quinoa em grão cozida
2 col. (sopa) de feijão azuki
1 alcachofra cozida regada com 1 col. (café) de azeite
Sobremesa
1 fatia de abacaxi polvilhada com canela

Lanche da tarde
1 copo (100 ml) de iogurte de soja
1 xíc. (chá) de frutas vermelhas (morango, cereja ou framboesa)

Jantar
1 prato raso de refogado de legumes feito com 1 cebola, 1 tomate, ¼ de abobrinha, ¼ de berinjela, ¼ de pimentão verde, ¼ de pimentão vermelho, 1 folha de louro, 1 colher (café) de azeite extravirgem, manjericão fresco, alho, sal e pimenta a gosto. 1 col. (sopa) de quinoa cozida

Ceia
¼ de abacate com
1 fio de mel
2 castanhas picadas

Dia 2
Café da manhã
1 copo (250 ml) de suco intestino a mil (ver receita)
1 col. (sopa) de farinha de linhaça dourada
1 fatia de pão integral com 1 ponta de faca de manteiga
Lanche da manhã
1 copo (250 ml) de água de coco
2 castanhas-do-pará
1 noz
Almoço
1 prato raso de salada de alface roxa com 1 palmito cortado em cubos
1 xíc. (chá) de espinafre refogado
4 col. (sopa) de tabule feito com 2 xíc. (chá) de quinoa em grão cozida, 4 tomates, ½ xíc. (chá) de salsa, ¼ de xíc. (chá) de folhas de hortelã, 4 col. (sopa) de azeite extravirgem, 2 col. (sopa) de suco de limão e sal a gosto
1 filé pequeno (150 g) de salmão
Sobremesa
1 xíc. (chá) de salada de frutas

Lanche da tarde
4 fatias de tofu grelhado com 1 col. (café) de azeite extravirgem, sal, gergelim e orégano a gosto
1 xícara de chá de hibisco

Jantar
1 prato fundo de sopa fria de cenoura e gengibre (ver receita)
1 filé pequeno (100 g) de frango grelhado
4 col. (sopa) de abóbora cozida

Ceia
4 amêndoas
4 castanhas de caju



Dia 3
Café da manhã
1 xíc. (chá) de leite de soja
1 col. (sobrem.) de cacau em pó
1 fatia de pão integral com 1 ponta de faca de requeijão light
Lanche da manhã
1 copo de suco flacidez zero (ver receita)
Almoço
1 prato raso de salada tailandesa (ver receita)
2 col. (sopa) de arroz preto
1 abobrinha refogada
Sobremesa
1 banana
Lanche da tarde
1 copo (250 ml) de colágeno hidrolisado
10 morangos
Jantar
1 prato fundo de sopa fria de abóbora com quinoa (ver receita)
Omelete feito com 1 ovo e 2 fatias de queijo minas frescal
2 col. (sopa) de ervilha cozida
Ceia
4 amêndoas
4 castanhas de caju
Dia 4
Café da manhã
1 fatia de pão integral com 1 ponta de faca de tahine e 1 fio de mel
1 xíc. de chá de erva cavalinha e dente-de-leão
1 xíc. (chá) de coalhada light
1 col. (sobrem.) de mix de fibras feito com 100 g de semente de girassol sem casca, 50 g de semente de gergelim, 100 g de nozes, 100 g de amêndoas, 100 g de castanha do Brasil, 100 g de farelo de arroz, 200 g de semente de linhaça e 100 g de quinoa em flocos. As sementes e as frutas devem ser trituradas antes de misturar.
Lanche da manhã
1 copo de suco xô, celulite (ver receita)
Almoço
1 prato raso de salada especial (ver receita)
4 pedaços pequenos (50 g cada) de frango cozido
Sobremesa
15 uvas
Lanche da tarde
1 copo (100 ml) de iogurte light
1 col. (sobrem.) de farinha de linhaça dourada
1 pera
Jantar
1 prato fundo de sopa fria de melão e hortelã (ver receita)
1 filé de salmão Saint Pierre temperado com limão e sálvia à vontade
1 col. (sopa) de quinoa em grão cozida
Ceia
8 macadâmias
Dia 5
Café da manhã
2 torradas integrais
2 fatias de ricota temperada com 1 col. (café) de azeite, sal e salsinha a gosto
1 fatia de melancia
Lanche da manhã
1 copo (250 ml) de suco anti-inchaço (ver receita)
Salada de rúcula com tomate é ideal para quem busca desintoxicar o organismo
Almoço
1 prato raso de salada de rúcula, tomate, manjericão fresco e alho frito
1 filé médio (200 g) de carne vermelha grelhado
1 col. (sopa) de arroz cateto vermelho
1 col. (sopa) de batata cozida
1 xíc. (chá) de brócoli cozido
Sobremesa
2 damascos
2 ameixas secas
Lanche da tarde
1 xíc. (chá) de frutas ao vinho do Porto (ver receita)
Jantar
1 prato fundo de sopa fria de abobrinha e pera (ver receita)
6 fatias de tofu grelhadas com 1 col. (café) de azeite, sal e orégano a gosto
5 tomates cereja
Ceia
4 pistaches
4 amêndoas



Dia 6
Café da manhã
½ pão francês com 1 ponta de faca de manteiga
1 suco (250 ml) de soja
1 pera
Lanche da manhã
1 suco (250 ml) de uva integral sem açúcar
2 castanhas-do-pará
Almoço
1 prato (sobrem.)de beterraba e cenoura
1 prato raso de salada feita com 2 xíc. (chá) de quinoa em grão cozida, 2 xíc. (chá) de peito de frango em cubos cozido e refogado, ½ xíc. (chá) de nozes picadas, ½ xíc. (chá) de uva-passa, temperada com 2 col. (café) de shoyu e páprica à vontade
Sobremesa
4 fatias finas de manga
Lanche da tarde
1 copo (100 ml) de iogurte light
1 col. (sobrem.) de farinha de linhaça dourada
1 banana
Jantar
1 unidade de sanduíche com 2 folhas de rúcula, ½ cenoura ralada, 1 col. (sopa) de beterraba ralada, 2 nozes sem casca picadas, temperado com 1 col. (chá) de azeite extravirgem e 1 col. (café) de shoyu
Ceia
¼ de abacate com 1 fio de mel
Dia 7

Café da manhã
1 fatia de pão integral com 1 ponta de faca de geleia sem açúcar
1 copo (250 ml) de vitamina de leite desnatado batida com ½ mamão
Lanche da manhã
½ xíc. (chá) de frutas secas
3 avelãs
Almoço
1 prato raso de salada com agrião, alface e 1 fatia fina de manga
1 pedaço grande (300 g) de lasanha feita com berinjela cozida em fatias e recheada com peito de frango desfiado, ricota e queijo fresco light, coberta com 1 concha de molho puro de tomate
Sobremesa
1 laranja
Lanche da tarde
1 queijo pasteurizado light, tipo Polenguinho
1 copo (250 ml) de água de coco
Jantar
1 sanduíche feito de 2 fatias de pão preto, 1 col. (sobrem.) de tofu temperado com 1 colher (café) de azeite extravirgem, salsa e salsinha a gosto, ½ lata de atum (em água) e agrião à vontade
Ceia
1 xícara de chá de erva-doce

Cardápio detox
Rico em fibras, este menu ajuda o intestino a funcionar a todo vapor. Outra vantagem é a sua quantidade de alimentos diuréticos e antioxidantes, como a couve e o limão, que potencializarão a perda de peso, reforçando a sua imunidade e aumentando o seu pique – até mesmo para malhar. Então, está esperando o que para entrar nessa?


Temporada das flores
Que tal incrementar a salada de cada dia com flores comestíveis, que vão colorir o seu prato? Experimente as receitas elaboradas pela equipe de nutricionistas do Vigilantes do Peso
Veja as receitas

Frutas ao Vinho do Porto
140 calorias por porção (1 prato raso)
Rendimento: 2 porções

Ingredientes
¼ de xíc. (chá) de manga
1 kiwi
¼ de xíc. (chá) de papaia em cubos
6 morangos
2 col. (sopa) de vinho do Porto
2 bolas pequenas de sorvete de creme light
Canela em pó para polvilhar
Folhas de hortelã para enfeitar
Flores comestíveis para enfeitar
Preparo
1. Corte os morangos em tiras e as demais frutas em cubos pequenos.
2. Em seguida, divida as frutas em duas tigelas refratárias. Regue com o vinho do Porto e feche com papel-alumínio.
3. Leve ao forno quente (250° C), por 10 minutos. Depois, retire o papelalumínio, acrescente o sorvete, polvilhe com a canela e enfeite com a hortelã.
4. Decore com flores comestíveis e sirva imediatamente.

Salada Tailandesa
105 calorias por porção (1 prato raso)
Rendimento: 8 porções


Ingredientes
4 xíc. (chá) de agrião lavado e escorrido
2 xíc. (chá) de cenoura em tiras
2 xíc. (chá) de pepino em tiras
2 xíc. (chá) de broto de feijão
1 ovo inteiro
2 claras de ovos
½ col. (café) de azeite
2 xíc. (chá) de tofu firme, picado em cubos
1 col. (sopa) de cebolinha picada

Preparo o molho
2 col. (sopa) de leite de coco light
2 col. (sopa) de água
1 col. (sopa) de molho de soja
½ col. (chá) de tiras de casca de limão
1 dente de alho amassado
4 col. (sopa) de amendoim torrado
Flores comestíveis a gosto

Modo de fazer
1. Arrume as folhas de agrião sobre uma travessa.
2. Numa panela grande, misture a cenoura e o pepino com o broto de feijão. Regue com 2 col. (sopa) de água e leve ao fogo. Deixe cozinhar por 5 minutos, só para quebrar a consistência de cru. Reserve.
3. Numa tigela, bata ligeiramente o ovo e as claras.
4. Aqueça uma frigideira antiaderente grande, coloque o azeite e despeje o ovo. Cozinhe em fogo baixo até dourar. Vire do outro lado e deixe dourar.
5. Retire, espere amornar e corte em tiras.
6. Misture com as hortaliças e distribua sobre as folhas. Enfeite com o tofu e polvilhe com a cebolinha.
7. Numa tigela à parte, faça o molho, misturando todos os ingredientes. Regue a salada na hora de servir. Enfeite com as flores comestíveis.

Salada Especial
133 calorias por porção (1 prato raso)
Rendimento: 8 porções

Ingredientes
6 xíc. (chá) de folhas verdes picadas
2 xíc. (chá) de melão cortado em cubos
6 fatias finas de frios de ave em tiras finas
8 col. (sopa) de ricota light
2 xíc. (chá) de beterraba crua ralada
1 xíc. (chá) de flores comestíveis a gosto
Para as torradas
1 clara de ovo
2 col. (café) de azeite
1 col. (café) de orégano
1 col. (sopa) de queijo parmesão ralado
2 pães franceses cortados em rodelas
Para o vinagrete
1 col. (sopa) de azeite
1 col. (sopa) de vinagre balsâmico
4 col. (sopa) de suco de laranja
2 col. (sopa) de alcaparras picadas
Salsa picada a gosto
Sal a gosto
Modo de fazer
1. Comece preparando as torradas. Numa tigela, bata ligeiramente a clara com um batedor de arame, até quebrar a consistência viscosa. Misture com o azeite, o orégano e o queijo. Espalhe
sobre as fatias de pão e leve ao fogo médio (180° C). por 10 minutos ou até dourar. Reserve.
2. Arrume as folhas verdes nas bordas de uma travessa. Distribua as fatias de frios, os cubos de melão e as torradas.
3. Numa tigela à parte, esfarele a ricota e misture rapidamente com a beterraba. Coloque no centro da travessa.
4. Salpique as flores comestíveis.
5. Em outra tigela pequena, misture os ingredientes do vinagrete e regue a salada com esse molho na hora de servir.



Sucos multifuncionais
As receitas elaboradas pelas nutricionistas Patrícia Davidson (RJ) e Daniela Jobst (SP) vão fazer maravilhas pela sua saúde e aparência. Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome os sucos até meia hora após o preparo, para preservar todas as suas propriedades nutricionais





Flacidez zero
35 calorias por porção
(1 copo de 250 ml)

Ingredientes
½ copo (150 ml) de chá de hibisco
Suco de ½ limão
6 morangos

Por que funciona: tanto o hibisco quanto o limão têm ação diurética. Já os morangos são ricos em vitamina C, nutriente que participa da formação do colágeno, substância responsável por dar sustentação à pele.


Xô, celulite
50 calorias por porção
(1 copo de 250 ml)

Ingredientes
Suco de 1 lima-da-pérsia
1 xíc. (chá) de melancia picada
3 folhas de hortelã
½ copo (150 ml) de água
Por que funciona: a melancia tem as vitaminas A, C, E, K e todas as do complexo B e, por isso mesmo, desempenha uma atividade importante no combate à retenção de líquidos. A lima-da-pérsia, por sua vez, é rica em substâncias antioxidantes e favorece a circulação linfática.

Anti-inchaço
118 calorias por porção
(1 copo de 250 ml)

Ingredientes
1 cenoura
2 dedinhos de raiz de gengibre
1 pepino
2 folhas de couve-manteiga
1 laranja-lima
Por que funciona: a cenoura tem muito potássio, substância que ajuda a equilibrar a quantidade de água no organismo, evitando a retenção. O gengibre e a couve são poderosos antioxidantes e ainda ajudam o fígado em sua nobre tarefa de expulsar as toxinas que estão dando sopa no organismo.



Intestino a mil
50 calorias por porção
(1 copo de 250 ml)

Ingredientes
2 folhas de alface lisa
Suco de ½ limão
½ cenoura média
1 rodela fina de abacaxi
½ copo (150 ml) de água
Por que funciona: a quantidade de fibras que ele contém é que rende ao suco seu potencial laxativo. Além disso, as frutas cítricas e a cenoura colaboram para a desintoxicação do organismo.
Mais dicas para desinchar
  Mantenha-se hidratada constantemente, bebendo água e suco natural de frutas, em pequenos goles, ao longo do dia. A água também é fundamental para ajudar a formar o bolo fecal, facilitando a eliminação das fibras pelo intestino. Então, o ideal é consumir pelo menos 1,5 litro por dia.
Diminua o consumo de bebidas à base de álcool ou cafeína, que aumentam a perda de magnésio, favorecendo a retenção. O álcool ainda sobrecarrega o fígado, enquanto o café, em grandes quantidades, pode atrapalhar a absorção de cálcio.
Evite os alimentos industrializados e processados, com alto teor de aditivos químicos.
Não coma carnes em excesso, pois elas contêm bastante sal em sua composição.
Consuma cereais integrais nos lanches ou refeições principais, adicionando-os aos sucos, vitaminas ou saladas. Aveia, quinoa e gérmen de trigo são boas opções destes alimentos.

Fontes: Cínthia Perine, Fernanda Granja e Valéria Paschoal, nutricionistas. Edmundo Anderi Jr., gastroenterologista