Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Revista Atrevidinha - Férias é tempo de estudar?

Calma, isso só quer dizer que você pode usar seus dias de folga para fazer alguns cursos divertidos e aprender coisas bem úteis! Confira!

Por Rita Trevisan e Giovana Pessoa

Também disponível em: http://atrevidinha.uol.com.br/atrevidinha/beleza-idolos/80/ferias-e-tempo-de-estudar-se-voce-leu-o-192461-1.asp


História em Quadrinhos
Uma ótima opção para quem gosta de desenhar e contar histórias e quer aprender a fazer isso. Vários lugares em diferentes cidades oferecem esse tipo de curso, como a escola Solar do Rosário (Curitiba, PR). As aulas envolvem a criação de HQs, mangás, cartuns e até caricaturas. Lá, você aprende tudo, do desenho básico à montagem da história.
SAIBA MAIS: www.solardorosario.com.br

Superfashion
Se você curte moda, o primeiro passo para começar a desenvolver suas criações pode ser matricular-se numa oficina de customização. Lá, você aprenderá algumas técnicas e terá toda a liberdade do mundo para dar uma nova cara às suas camisetas, calças e bolsas. Daí, se perceber que leva mesmo jeito pra coisa, é só continuar estudando. A Passatempo (São Paulo, SP) é uma das escolas que oferecem essas aulas.
SAIBA MAIS: www.opassatempo.com.br

Esporte também é cultura
O objetivo dos cursos de férias oferecidos pela Escola Esportiva Caixeirinho (Porto Alegre, RS) é o de fazer a galera se mexer. Quem participa nada, corre e se diverte, ao mesmo tempo em que realiza oficinas temáticas que, em 2011, vão focar o trânsito. Durante o ano, a Escola oferece várias modalidades esportivas, como a natação e a capoeira, para quem curte o movimento.
SAIBA MAIS: www.equipemotivacao.com.br

Luz, câmera, ação!
Que tal aprender a fazer lindas animações? Na oficina de cinema de animação das escolas Daniel Azulay (que tem várias unidades na cidade do Rio de Janeiro e uma na cidade de São Paulo) você fica por dentro da criação de roteiros, personagens, cenários e também passa a entender um pouquinho de como são produzidos os efeitos. Pra ajudar, vai passar a maior parte do tempo com a mão na massa, literalmente: usando massinha de modelar, todo tipo de material de desenho, pintura e sucata.
SAIBA MAIS: www.danielazulay.com.br
Férias é joia
Já se imaginou fazendo seus próprios acessórios? O curso de joalheria para crianças e adolescentes do Ateliê Rodolfo Penteado (São Paulo, SP) ensina o passo a passo para confeccionar um anel de fios e um par de brincos combinando e um conjunto de anel e brincos com detalhes em pedra. Chiquérrimo! Para completar, a aluna ainda recebe um certificado.
SAIBA MAIS: www.rodolfopenteado.com.br

Arte pra todos os gostos
Fazer criações com pasta americana em um bolo de aniversário e depois poder comer todinho o resultado do seu trabalho durante a oficina. Ou pintar uma tela. Ou participar de uma aula que ensina a confeccionar brinquedos populares. A proposta do Fátima Manzi Atelier (Recife, PE) é que você escolha o tipo de arte que faz a sua cabeça, entre mais de 20 opções. As vivências duram uma hora. Depois, se gostar mesmo da atividade, dá para se inscrever num dos cursos regulares, para se aperfeiçoar.
SAIBA MAIS: http://fatimamanzi.blogspot.com

Acrobacias e muito mais

Para quem acha divertidíssimo ver aqueles artistas de circo fazendo acrobacias no picadeiro, o Galpão do Circo (São Paulo, SP) oferece algumas aulas de iniciação, todo mês de janeiro. Os alunos se divertem enquanto aprendem a fazer pirâmide humana, acrobacia usando tecido, além de fazer rolamentos, parada de cabeça e de mãos, que são a base para movimentos mais difíceis.
SAIBA MAIS: www.galpaodocirco.com.br 




De dar água na boca!
Quem já curte cozinhar vai fazer maravilhas depois de aprender bons truques e receitas diferentes. E é isso o que rola num curso de culinária voltado para crianças e adolescentes. A Nossa Cozinha (São Paulo, SP) é uma das muitas escolas a oferecer esse tipo de aula.
SAIBA MAIS: www.anossacozinha.com.br




Conhecendo os bichos
Para quem curte animais, vale a pena dar uma espiada na programação dos zoológicos, aquários e outros espaços da cidade onde vivem bichinhos selvagens e domésticos. No Aquário de Santos (SP), por exemplo, acontecem diversas oficinas bem legais que ensinam sobre o ecossistema das praias, a vida e os hábitos dos tubarões e dos mamíferos marinhos. O bacana é que as aulas se dividem entre a teoria e a prática. Ou seja, como os alunos estão dentro de um aquário, e pertinho do mar, podem ver e até tocar alguns dos animaizinhos que estão estudando.
SAIBA MAIS: (13) 3236-9996


Oficina de vidro
Você já viu como se produzem objetos de vidro a partir da areia? Agora, pense em como seria bom aprender a fabricar, você mesma, uns badulaques com esse material. É uma experiência realmente fora do comum! Na oficina, oferecida pelo Espaço Zero (São Paulo, SP), os alunos fazem isso tudo e um pouco mais, sempre com a supervisão de quem entende do assunto. Durante as aulas, também dá para aprender um pouquinho da história e das técnicas de reciclagem do vidro.
SAIBA MAIS: www.espacozero.com.br

Revista Atrevida - Ficada perfeita

Ele finalmente chamou você pra sair. Até aí, ótimo. Agora é hora de se preparar para impressionar e conquistar o garoto de vez!

Rita Trevisan e Giovana Pessoa
Também disponível em: http://atrevida.uol.com.br/beleza-gente/195/ficada-perfeita-ele-finalmente-chamou-voce-pra-sair-ate-190507-1.asp
Passo 1:
confie em você
Para o especialista em relacionamentos Thiago de Almeida, sedução tem tudo a ver com segurança e confiança em si mesma. É isso aí: segundo o expert, os garotos se sentem mais atraídos por uma menina que sabe o que quer e conhece seu valor do que por aquela que faz tudo pensando apenas em agradar ao outro. Então, na conversa, não tenha medo de mostrar a sua personalidade, de falar dos seus gostos e dar suas opiniões. É melhor do que ficar sempre em cima do muro, concordando 100% com o que ele diz.

Passo 2:
desencane de fazer um tipo
Isso tem tudo a ver com o primeiro passo. Se souber valorizar as suas muitas qualidades, você vai perceber que não precisa se passar por alguém que não é só para impressionar o menino. Por exemplo: você é supertímida e, no encontro, tenta dar uma de descolada. Ou vice-versa. Pode ter certeza de que, no fim das contas, qualquer encenação vai acabar soando falsa – a menos que você tenha mesmo jeito pra atriz! – e o menino vai acabar é dando o fora. “A dica é não tentar representar, ou seja, o melhor é agir com naturalidade, sempre”, ensina Regina Vaz, outra especialista em relacionamentos.
 
Passo 3:
saiba quais são seus objetivos

Antes mesmo de encontrar o menino, pense sobre o que você espera dele e de um relacionamento com ele. Está a fim de um namoro? Ou quer só curtir? Isso vai fazer toda a diferença na maneira de planejar o encontro e até no jeito de tratar o garoto, quando estiverem juntos.
Passo 4:
escolha o lugar perfeito

O principal é encontrarem um lugar onde se sintam à vontade para conversar, afinal, vocês estão começando a se conhecer. Se ele sugerir algo e você não curtir, diga. Esse já é um sinal de que você tem seus pontos de vista e sabe defendêlos. Além do mais, é melhor dizer logo que prefere outro tipo de passeio a topar, chegar lá e se sentir um ser de outro planeta. Tipo: você adora rock e combina de encontrar o pretê numa baladinha onde só dá a galera que curte sertanejo. Não rola, né? Nesse caso, sugira um lugar neutro, como o shopping: lá tem sorveteria, cinema, lanchonete e tal. Só tente ser o mais delicada possível na hora de propor o plano B ou o gato poderá ficar chateado. Outro toque: evite lugares barulhentos demais, como uma baladinha. A menos que esteja só a fim de beijar e nada mais.


E se der errado?
É difícil de acreditar, mas existem 50% de chances do seu encontro ser um sucesso e 50% de riscos de você dar de cara com um sapo em vez de um príncipe. Então, prepare uma rota de fuga caso o garoto se mostre meio mala ou acelere demais nos carinhos. Afinal, você nunca saiu com ele e, portanto, não sabe qual é a do carinha. Por isso mesmo, é legal pensar num local bem iluminado e com movimento para o primeiro encontro. Também pode ser interessante combinar com as suas amigas de ficarem por perto. Daí, você pode dar um toque no celular delas se quiser que elas apareçam, do nada, dizendo que já está na hora de voltar pra casa. Além disso, se o garoto for muito insistente, vale dizer, na lata, que “não está a fim de nada sério”, para dispensá-lo de uma vez. Quanto mais enrolação, pior. Pra você e pra ele.
Passo 5:
dê um trato no visu

A roupa que você usa fala muito sobre você! Portanto, é bom pensar em todos os detalhes e escolher um look que a deixe confortável, que valorize o seu corpo do jeito que ele é e que mostre o seu estilo. Então, se a sua cara é ser mais romântica, abuse dos vestidos, que são hiperfemininos. Porém, se curte um visual mais black, inspirado no rock, confie na sua intuição e monte uma produção que faz você se sentir mais poderosa, quando estiver em frente ao espelho. Segundo a consultora de moda Camila Ávila, o interessante é investir num look transado, que não tenha cara de dia a dia, mas, ao mesmo tempo, que não pareça exagerado. Os acessórios podem ajudá-la a encontrar esse meio-termo. Isso porque mesmo com um jeans e uma blusinha básica, um maxicolar vai fazer a diferença. Ou um tênis colorido. Ou uma tiara fofa. Em linhas gerais, funciona assim: você escolhe um ponto do corpo para realçar – aquele que acha mais bonito – e usa peças mais neutras nos demais. Assim, não tem como dar errado! Outra coisa importante: dependendo do lugar onde vai encontrar o pretê, a roupa vai precisar ser mais ou menos formal. Em uma balada ou numa festa, por exemplo, é recomendável descobrir o que as pessoas que estarão lá costumam usar. Daí, talvez você possa adaptar o visu ao ambiente, mas sempre respeitando o seu estilo. Se vai a uma balada que nunca frequentou antes, pesquise sobre ela ou converse com quem já foi, antes de se arrumar. Ah! E não esqueça o perfume!

Passo 6:
dê um trato no visu – parte 2

Pois é, não dá pra descuidar da aparência mesmo. Então, que tal pensar num bom make, para complementar o look que escolheu para o dia D? Para o maquiador Pablo Weber, do salão Vimax Art Beauty, a dica é preparar a pele, disfarçando os defeitinhos, mas sem abusar, para não esconder sua beleza natural. Afinal de contas, o visual mais clean é uma supertendência para o verão. “Contorne os olhos com um lápis preto e, se quiser, use um pouquinho de sombra. Na boca, apenas um gloss labial ou um batom suave. Termine com um pouquinho de blush nas maçãs do rosto”, ensina o expert. Se for preciso esconder espinhas, use um pouquinho de corretivo bem em cima das manchinhas e espalhe bem. Por cima, use uma base bem fina, quase líquida, só pra uniformizar a pele. E, mais uma vez, espalhe muito bem, para não deixar o rosto manchado. E lembrese sempre de usar uma gotinha de produto para depois reaplicar, se necessário. Até porque é muito mais fácil reforçar o make do que limpar, ao perceber que exagerou na produção.

Passo 7:
relaxe

Outra coisa que ajuda muito é ficar calma na hora H. Fácil, não é. Mas uma dica é respirar fundo e devagarzinho antes de encontrar o pretê, para desacelerar o corpo e a mente. Outra dica é não criar tanta expectativa, ainda que esteja apaixonadinha. Deixe rolar, na certeza de que, se houver mesmo uma química, uma sintonia entre vocês, o resto vai acontecer naturalmente. Além do mais, pense no pior que pode rolar: o encontro dar terrivelmente errado e vocês nunca mais saírem. Saiba que isso não é o fim do mundo e logo vai dar pra superar. Percebeu como não tem motivo para encanar tanto?

Passo 8:
arrase no papo

Puxe assunto, conte coisas sobre você, ouça com atenção o que ele diz, tente fazer a conversa rolar de um jeito solto e divertido. Não fale de problemas, de outros meninos com quem você ficou, nem fique criticando os gostos dele que não batem com os seus. O que funciona, no primeiro encontro, é justamente o contrário: encontrar pontos em comum entre vocês, que é o que vai aproximá-los cada vez mais.

Passo 9:
beije, beije, beije

Tão importante quanto engatar uma conversa divertida com o garoto é impressionar no beijo, quando ele rolar. É claro que, como vocês ainda não se conhecem, fica difícil se preparar, pensar em algo que possa tornar o beijo mais interessante. Então, nesse primeiro encontro, é bom ficar no básico mesmo. Ainda assim, vai dar pra garantir certa sintonia com o garoto se ficar atenta aos movimentos que ele faz. Tente imitá-lo, pelo menos no começo, e mantenha o mesmo ritmo dele. Abraçá-lo, fazer carinhos no rosto, terminar os beijões com um selinho, tudo isso também ajuda a criar certo envolvimento durante a ficada.

Passo 10:
saiba a hora de dizer “tchau”

Programe um tempo de duração para o primeiro encontro, o suficiente para conversarem um pouco e trocarem uns beijinhos. Mas avise que precisa ir quando a conversa ainda estiver animada, antes que fiquem sem assunto. É uma estratégia para manter um misteriozinho no ar e ainda deixar o garoto com vontade de convidá-la para um novo encontro.
Não caia nessa!
Alguns cuidados para garantir o segundo encontro, o terceiro, o quarto...
- Se perceber que não concordam sobre um assunto, nada de criar polêmica ou tentar convencer o menino a adotar seu ponto de vista. Melhor que isso é deixar o garoto à vontade para se expressar. Não caia nessa!
- Cuidado para não falar demais ou cortar o fofo quando ele estiver falando.
- Não exagere no batom. Se for muito forte, o gato vai pensar duas vezes antes de beijá-la, para não ficar borrado.
- Não use roupas que não tenham nada a ver com o que você costuma usar. Assim, o garoto já conhece seu estilo.
- Evite peças muito sensuais, decotadas ou curtas demais. Vai que ele entende que você está a fim de ir muito além dos beijinhos e chega chegando?
- Se forem ao cinema ou à lanchonete, não espere que o gato se ofereça para pagar, diga que prefere dividir. Se ele insistir, agradeça e aceite a gentileza.





Fotos: Fabio Mangabeira / Produção: Carol Piza / Make e cabelo: Liege Guarniere Modelos: Bruno Wilk (L'Agence) e Daniela Siscaro (Elite) / Bruno veste jaqueta Vulgo e camiseta Dewa. Daniela usa vestido Lucy in the Sky, colar Barbara Strauss e tiara Ametista / AGRADECIMENTO: UCI CINEMAS


 

Revista Atrevida - Abafa o caso

Quem foi que disse que você precisa contar tudo para o seu ficante ou namorado? Os meninos dão as dicas do que você pode dizer - ou não - para o fofo!

Por Rita Trevisan e Giovana Pessoa


Disponível no site: http://atrevida.uol.com.br/beleza-gente/196/abafa-o-caso-quem-foi-que-disse-que-voce-193284-1.asp

Para um namoro dar certo, o casal precisa ter um papo aberto e um bom nível de confiança. Agora, abrir todos os detalhes da sua vida, principalmente a amorosa, pode ser um lance desnecessário. Em primeiro lugar, porque existem histórias que são só suas, coisas que dizem respeito à sua intimidade e que você não é obrigada a dividir com ninguém, se não quiser.
Ao fazer isso, você estará cuidando da sua privacidade, em outras palavras, estará se protegendo das interferências externas. Por outro lado, algumas mentirinhas devem ser contadas para proteger o outro. Achou estranho? Quem explica é a psicóloga Mara Pusch, da Universidade Federal de São Paulo. "Quando o garoto pergunta sobre um ex-namorado, por exemplo, é porque ele já está meio inseguro. Então, dependendo do que você disser, ele ficará ainda pior.
O menino pode passar dias pensando sobre aquilo e até usar a informação contra você, num outro momento. E tem mais: esse é o tipo de conversa que não vai ajudar nada no relacionamento atual. Estou usando esse exemplo para mostrar que, em algumas situações, o silêncio vale mais que a verdade", ensina a especialista. Os meninos sabem bem disso e usam lá as suas desculpas para evitar confusões e briguinhas bobas. Então, que tal aprender com eles? Aí vão algumas dicas para se dar bem mentindo, ou melhor, omitindo a verdade.
Meu namorado vive perguntando como era com o meu ex, o que a gente costumava fazer junto..."
Falar, por cima, dos seus relacionamentos pode até ser uma boa, ainda mais se você quiser mostrar ao atual que não quer repetir algumas experiências. Basta contar que aquilo rolou com um ex qualquer, se achar que é o caso. "Nunca falo com as minhas namoradas sobre as ex. Mesmo quando elas perguntam, eu tenho certeza de que não estão preparadas para ouvir certas coisas. Se a menina quer saber se eu fui a tal lugar com a outra, por exemplo, eu não digo. Porque aí, depois, ela vai ficar pirando", conta Munir Abduch, de 19 anos. "Algumas informações não precisam ser ditas, elas só atrapalham", completa a psicóloga Mara Pusch.
O garoto de quem eu estou a fim quer saber com quantos eu já fiquei"
"Eu nunca contei com quantas meninas eu fiquei. Isso pode fazer uma garota, que ainda não me conhece bem, criar uma ideia errada de como eu sou. Não é porque eu tive uma atitude com uma garota, no passado, que vou agir da mesma forma agora. É por isso que eu também não conto se eu já traí ou se fui meio idiota com uma menina", ensina João Paulo Baldaia da Cunha, de 18 anos. "A partir do momento em que o casal decide namorar, eles começam do zero, é uma experiência nova para as duas partes, por mais que eles já tenham se envolvido com outras pessoas. Trazer informações do passado só vai prejudicar", avisa o psicólogo Marco Antonio de Tommaso.
Saí com as minhas amigas sem o meu namorado saber"
"Já escondi de uma ex que fui a uma boate, porque eu não queria criar intrigas, só me divertir. Não fiquei com ninguém, mas sabia que, se ela soubesse, não ia acreditar", diz João. A decisão de contar ou não ao garoto sobre o que você fez vai depender do tipo de relacionamento. Se você é do tipo que exige que ele lhe faça um relatório diário, é esperado que também conte tudo pra ele. Por outro lado, se vocês têm um namoro mais relax, não há nada demais em sair e não comentar nada com o garoto. Aqui, também vale a máxima: "faça aos outros o que gostaria que fizessem a você". Se fosse ele quem tivesse saído, você gostaria de saber?
Ele quer que eu conte por que eu terminei com o meu último namorado"
"Quando isso acontece, eu falo que não estávamos mais a fim um do outro, para a garota não ficar com ciúmes. Não é bom ficar falando muito dos relacionamentos antigos", diz João. Para despistar o curioso sobre essas e outras histórias do seu passado, a psicóloga Mara tem uma dica: "Não adianta não responder nada. Daí, vai parecer que você tem algum segredo e que não está confiando no garoto. O legal é responder de um jeito breve e tentar fazer o garoto se sentir mais seguro. Se ele perguntar se você sofreu por causa do ex, por exemplo, diga: 'Eu sofri, sim. Mas se eu soubesse que encontraria você, nem teria perdido tempo chorando'."
"Quero terminar com o meu atual porque estou a fim de outro"
"Nunca falei para uma garota que não gostava mais dela e que já estava interessado em outra. E acho que nunca vou fazer isso, porque magoa demais, não tem necessidade de ferir a outra pessoa assim. Eu prefiro inventar uma desculpa qualquer e deixar a menina 'feliz'. Guardo o motivo real para mim. E funciona: até hoje, nunca perdi a amizade de uma ex", ensina João. Entendido?
"Gostou? Tem mais na edição 196 da Atrê!"

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Revista Atrevidinha - Muito além das Pirâmides

O Egito tem cidades grandes e modernas, como São Paulo, mas também guarda monumentos de quase 5 mil anos! E é essa mistura que faz o país ser tão rico e interessante

Por Rita Trevisan e Giovana Pessoa / Ilustração: Isabela Santos


 

DE GRAVATA NO VERÃO
Acredita que, em alguns lugares do Egito, durante o ano, a temperatura chega aos 45 graus no meio do dia? O detalhe é que, por causa da religião da maioria das pessoas por lá, o Islamismo, a galera não pode nem pensar em sair de short e miniblusa. Que nada! A regra é cobrir totalmente os ombros e os joelhos. Então, no dia a dia, muita gente usa a Galabeya. É como se fosse uma túnica, ou vestido, geralmente enfeitado e colorido, mas que, apesar de comprido, é bem leve e fresquinho. É claro que também rola jeans e camiseta, como aqui no Brasil. Nossa, mas dá calor só de pensar, né?
E tem mais: nas escolas, não entra quem estiver de uniforme basiquinho. Em grande parte dos colégios, ainda é comum que os meninos sejam obrigados a vestir calça social, camisa e gravata. E as meninas também usam gravata e camisa, mas combinando com uma saia.

BALADA EGÍPCIA
Agora, se tem uma coisa que os egípcios gostam de fazer é festejar! Quando acontece um casamento, por exemplo, é esperado que o noivo e a noiva desfilem em carros abertos pela cidade, enfeitados com flores e fitas, da forma mais luxuosa possível, antes da cerimônia. Depois disso, os convidados são recebidos pelo Zaffe, grupo de dançarinos e músicos que acompanha a entrada dos pombinhos no local da festa. Quando chega lá, o casal tem de se sentar no Kosha, uma espécie de trono, pois eles são considerados os reis da (*) festa. É só então que os convidados começam a brindar e que acontece a troca de alianças convencional. E, por falar em festa, é nas reuniões de amigos que o pessoal costuma servir um lanchinho chamado Shawarma. Ele é feito com pedaços de carne de cordeiro assada (como no churrasco), salada e molhos, tudo enroladinho no pão sírio (aquele redondo e bem fininho). É mais ou menos como o cachorro-quente aqui do Brasil: barato, fácil de fazer e bem popular entre os convidados.

DORMIR? SÓ DEPOIS DAS TRÊS!
Seus pais reclamam quando você quer ficar acordada até tarde? Pois saiba que, no Egito, até mesmo as crianças pequenas podem ir pra cama em plena madrugada. Lá, as escolas e o trabalho não começam antes das 9h30. Em compensação, as aulas vão até as 15h, mais ou menos.
Só que o mais bacana ainda está por vir: imagine que tirar uma sonequinha à tarde é um costume muito forte no Egito. Então, é supernormal encontrar lojas e restaurantes fechados nesse período. A galera vai pra casa, afofa o travesseirinho e tira o sono atrasado. Depois, à noite, dá mais uma trabalhadinha. E dorme quando a noite já está alta, lá pelas 3h.
Outra curiosidade é que, também por conta da religião, nas famílias mais tradicionais não existe essa história de ficar e nem de namorar, que é aceita na boa por aqui. Lá, são os pais dos noivos que arranjam o casamento e, até o dia da festa que oficializa a união, o casalzinho não pode sequer se tocar. Beijar e abraçar, então, nem que a vaca tussa!


SÓ PRA SABER
As pirâmides foram feitas pelos egípcios há muito tempo, por volta de 2550 a.C. São construções imensas e serviam para guardar o corpo e os tesouros dos faraós, depois da morte. Mas o que até hoje deixa os pesquisadores com a pulga atrás da orelha é o fato de o povo do lugar ter sido capaz de erguer estruturas tão grandes e resistentes numa época em que a tecnologia era muito precária. Para você ter uma ideia, esses monumentos estão em primeiro lugar na lista das sete maravilhas do mundo antigo, mas são as únicas que resistiram, intactas, à passagem do tempo.



Quem deu as informações: Cássio de Araújo Duarte, pesquisador do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Julio Gralha, professor de História Antiga e Medieval da Universidade Federal Fluminense.

Revista Atrevidinha - Reta Final

Se você passou o ano todinho na corda bamba e agora está morta de medo de repetir, a recuperação é a sua última chance. E aí vão algumas dicas de como aproveitá-la ao máximo, para salvar seu boletim!

Por Rita Trevisan e Giovana Pessoa
http://atrevidinha.uol.com.br/atrevidinha/beleza-idolos/79/reta-final-se-voce-passou-o-ano-todo-na-189960-1.asp




Não tem jeito: basta a gente dar uma vacilada nos estudos e lá vem o boletim com o resultado. E o pior é que, quando as notas vermelhas são muitas, o volume de matérias para rever - e tentar entender! - é enorme. E aí desanima só de pensar... Mas uma coisa é fato: é melhor pegar pesado agora, para passar na boa, do que ter de repetir, ano que vem, todas as lições e trabalhos que já fez este ano.

PRIMEIRA FILEIRA, aí vou eu!
Já reparou como os bons alunos ficam sempre pertinho do professor? Saiba que não é por acaso! "Ali, fica difícil se distrair com os outros colegas, já que você está vendo apenas a lousa na sua frente", explica a orientadora educacional do Colégio Presbiteriano Mackenzie, Eleir Evangelista. Na cara do prófi, suas amigas também vão pensar duas vezes antes de chamá-la para contar as últimas fofocas, atrapalhando a sua concentração. E daí você aprende e fixa o conteúdo que está sendo passado sem fazer tanto esforço. "O que mais me atrapalhou na escola foi a falta de atenção durante as aulas. Depois, para compensar e tirar boas notas, tive de estudar em dobro. Não vale a pena", ensina a leitora Laís Souza Fonseca, de 13 anos.

Lá EM CASA
Agora, não basta apenas grudar os olhos no professor e seguir todos os passos do moço. É fundamental que, ao chegar em casa, você faça as lições, que são um jeito eficiente de estudar e de descobrir as dúvidas que ainda restaram. "Outra boa estratégia é pedir ao professor que indique uma lista de exercícios adicionais, sobre aquele assunto em que tem mais dificuldade", sugere Rosana Solha, coordenadora educacional do Colégio São Luis. Revendo em casa o que já aprendeu na classe, você também dá uma forcinha para a memória e grava os conteúdos com mais facilidade. Ou seja, pode ter certeza de que tanta dedicação vai ser recompensada quando a hora do teste chegar!

SEM dúvida!
Sempre que alguma coisa que o professor falou não fizer sentido pra você, pergunte. Nada de levar aquela questão mal resolvida pra casa, combinado? Então, se você é tímida que só vendo, tente conversar com o professor a sós, depois da aula. Ou, então, anote a dúvida num papel e dê um jeitinho de entregar a ele, pedindo que a responda em classe, mas sem citar seu nome. Se tiver o e-mail dele, melhor ainda: é só mandar uma mensagem! Assim, os outros alunos nem vão ficar sabendo. "O importante é ter em mente que os conteúdos passados durante a aula são cumulativos. Às vezes, uma dúvida que parece boba pode atrapalhar, lá na frente, o entendimento de algo maior e muito mais complicado", diz a professora Rosana.

De olho NO RELÓGIO
Para recuperar o tempo perdido, em que deixou de fazer tarefas, trabalhos ou mesmo de rever a matéria antes da prova, você vai precisar de muita disciplina. Isso significa que terá de estabelecer intervalos para estudar, todos os dias, até o exame final. E ainda vai ter de seguir essa sua programação bem à risca. "Assim que perceber a sua dificuldade na matéria, ou depois de receber a prova com a nota baixa, já comece a estudar um pouquinho por dia. Ou as coisas vão acabar se acumulando na véspera das provas. E aí bate aquele nervosismo todo... Fica bem mais difícil de dar conta do que é preciso", alerta a leitora Caroline Muniz, de 13 anos. "Eu estudava pelo menos duas horas por dia, intercalando as matérias. Se hoje era o dia de matemática, deixava o português para amanhã, para não confundir os assuntos", dá a dica a leitora Luara Karina, de 12 anos.

GALERA em ação
Ao descobrir que se deu mal numa prova, conte imediatamente aos seus pais. "A pior coisa pra mim, quando fiquei sabendo que estava de recuperação, foi pensar na cara que meus pais iam fazer quando soubessem daquilo. Mas não teve jeito: me abri para poder contar com a ajuda deles. Eles entenderam e, a partir daí, tudo ficou mais fácil", conta a leitora Luara. Além de pedir um help aos pais, vale apelar para outros parentes e até amigos que você sabe que conhecem bem aquela matéria. Foi o que fez a leitora Giovana. "Pedi a uma amiga que estudasse comigo, antes das provas, porque ela sempre tirava notas boas no colégio. E deu certo, ela me ajudou muito", lembra. Para a leitora Isabela Pierezan, aproximar-se do professor da matéria em que você foi mal também é uma boa pedida. "É legal ter respeito pelo professor, pedir dicas de como ir bem na matéria, falar sobre as suas maiores dificuldades, ou seja, contar com ele. Com isso, você vai ganhando a simpatia do professor. E aí, se ainda precisar de uns pontinhos pra fechar a nota, no final, pode ter certeza de que ele vai dar", diz. A orientadora educacional do Colégio Dom Bosco, Francisca Fauw, também acha que alunos e professores precisam ter uma relação próxima: "Não precisa ficar amiga do professor, se você não quiser. Mas é muito legal poder conversar abertamente com ele sobre a matéria, afinal, ele é um especialista no assunto", lembra. "Se perceber que está mesmo com muita dificuldade, a última alternativa é procurar um professor particular", sugere a leitora Laís.

NA HORA do exame
Se você fez a sua parte - na escola e em casa - para aprender tudo aquilo que não estava tão claro na sua cabeça, antes da recuperação, não há nenhum motivo para amarelar na hora H. O segredo, para evitar o famoso branco, é confiar em si, acreditando que realmente domina aquela matéria sobre a qual será testada. "Você tem de pensar que, se você estudou bastante, não tem como dar errado. Pode apostar!", garante a leitora Luara. 

Revista Atrevidinha - Xiii, esqueci!

Se essa frase é sua, então confira dicas de quem manja de boa memória para guardar as informações que você aprende todo dia

Por Rita Trevisan e Giovana Pessoa
é possível acessar também pelo site: http://atrevidinha.uol.com.br/atrevidinha/




Cada uma de nós tem mais facilidade para aprender de um jeito: algumas precisam escrever para guardar a informação, enquanto para outras, basta apenas ler algumas vezes o conteúdo em voz alta. E há, ainda, aquelas que preferem espalhar desenhos pelo quarto, pois guardam mais as imagens do que as palavras. Por isso mesmo, não há receita que funcione para todas as garotas na hora de memorizar. Mas existem estratégias que podem ajudar, principalmente com aquela matéria que você considera mais difícil. O segredo, para descobrir o que vai funcionar no seu caso, é testar as várias formas de estudar até perceber com qual delas aprende mais. Preparada? Con ra as dicas de alguns especialistas em memória, para usar em sala, antes e durante as provas.

Na sala de aula

PRESTE atenção. De verdade

O primeiro passo para guardar uma informação é entendêla direitinho. E isso exige concentração. Daí, se você quer aprender matemática, não dá para ficar pensando em como queria namorar o Justin Bieber, ou coisas do tipo, enquanto o professor fala. Tente acompanhar o raciocínio que ele está fazendo e, se a tarefa for difícil demais, levante a mão e pergunte.

ANOTE do seu jeito


Para facilitar seus estudos em casa, além de copiar o que o professor passou, anote também as coisas que ele disse na hora da explicação. É que, nesse momento, ele normalmente fala de um jeito bem fácil de entender. E tem mais: se achar que funciona pra você, faça esquemas com flechinhas e desenhos ao lado do texto. Vale tudo para tornar a matéria mais simples.

LEIA o caderno em casa

Você chega da escola doida para descansar e tirar umas horinhas de lazer com as amigas? Então, faça isso. Mas reserve também alguns minutinhos antes de terminar o dia para dar uma olhada, nem que seja rápida, no caderno. Assim, você não esquece mais o que aprendeu na aula, pois estará reforçando aquela mensagem, dando uma mãozinha à memória.


Antes da prova

PLANEJE seus estudos Pensa: vai ser dificílimo fazer a sua memória guardar, de um dia para o outro, o que você aprendeu em dois ou três meses, certo? Agora, se puder estudar um pouco por vez, vai memorizar muito mais. E uma boa técnica para isso é dividir o caderno em partes. Por exemplo, se você ainda tem dez dias, divida os textos do caderno em dez partes, como se fossem capítulos. Daí, a cada dia, marque o ponto em que vai começar e até onde precisa chegar. No dia seguinte, continue da parte em que parou.


DESLIGUE o computador, a TV e o rádio Tudo bem que você não quer perder seu programa favorito e nem a oportunidade de bater papo com as suas amigas no MSN. Mas se você se organizar, vai ver como dá tempo de curtir e também de cumprir com os seus compromissos. Basta focar em uma coisa de cada vez. Outra coisa: procure o lugar mais calmo e silencioso da casa para estudar. Isso porque mesmo a "conversaiada" da família poderá ser o suficiente para desviar sua atenção dos estudos o tempo todo.

FAÇA pequenas pausas Os especialistas garantem que, se a gente passar mais de 50 minutos estudando, direto, a concentração vai embora. Então, é legal fazer umas paradinhas, de pelo menos cinco minutos, a cada meia hora. Aproveite o momento para comer alguma coisa, brincar com o seu bichinho de estimação ou para fazer qualquer outra atividade que, para você, seja extremamente relaxante. Aí, poderá voltar cheia de energia para os livros, aproveitando muito melhor os estudos.

CONTE uma história a você mesma Também vale criar uma imagem bem curiosa na cabeça, se você achar que tem facilidade de memorizar assim. Tipo: você precisa saber que a molécula da água contém dois átomos de oxigênio e um de hidrogênio. Então, imagina uma história em que aparecem dois irmãos gêmeos chamados oxigênio e o melhor amigo deles, o hidrogênio. Os três resolvem ir a uma festa, mas, quando se juntam, desaparecem e o que surge no lugar deles é uma chuva muito forte. Parece absurdo? Tente criar outras histórias a partir de fatos que precisa guardar e vai ver como funciona!

FAÇA música Que tal colocar uma nova letra numa música que você curte muito, para lembrar o que precisa? Também vale inventar uma rima. Aí você grava e fica ouvindo no dia a dia, até decorar.

RESUMA. E, depois, escreva o resumo do resumo Se você é do tipo que precisa escrever para fixar, um bom exercício é resumir o conteúdo das aulas, destacando apenas os pontos principais. Depois, você pode tentar fazer o resumo do resumo, encontrando, no texto que já conhece, o que é realmente mais importante.

APRENDA a técnica do chiclete Deixe o que você precisa aprender à sua vista, o tempo todo! Um exemplo: você escreve aquela fórmula de química complexa até em pedaços de papel pink, bem chamativos. Depois, espalha esses lembretes pela casa: no espelho do banheiro, na porta do guardaroupa, no seu mural de fotos, na geladeira e por aí vai. Então, de tanto olhar pra ela, vai acabar memorizando, sem nem se dar conta disso.


Aff, deu branco!

PRA COMEÇAR, NÃO SE DESESPERE. O nervosismo só vai atrapalhar ainda mais
o seu raciocínio. Melhor que isso é tentar respirar profundamente e o mais devagar que
puder, por pelo menos três vezes. Depois, concentre-se na questão que precisa responder
e tente esquecer as suas amigas que já estão lá fora ou os planos da turma para depois da
aula. Leia o enunciado quantas vezes forem necessárias e, a partir daí, comece a fazer suas
anotações a lápis. Assim, mesmo que não saiba de pronto o que responder, vá marcando
na folha o que está conseguindo recuperar naquele momento e que tem a ver com o conteúdo
da prova. Pode ser que assim você ajude a sua mente a puxar da memória as informações
que estão guardadas lá.

Consultoria: Camile Maria Costa Corrêa, psicóloga. Rodrigo Pavão, mestre em neurociências. Márcia Chaves, coordenadora do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva da Academia Brasileira de Neurologia. Silvio Luíz Mattos, autor do site www.memorizetudo.com.br.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Revista Atrevidinha - Eleições: este papo é com você!

Também no site: http://atrevidinha.uol.com.br/atrevidinha/beleza-idolos/77/artigo182529-2.asp


Política não é nenhum bicho de sete cabeças. E se você puder entender um pouquinho sobre como funciona o governo do nosso país, desde já, vai se tornar uma eleitora muito legal! Preparada para começar?

Por Rita Trevisan e Giovana Pessoa Ilustrações: Isabela Santos
Imagine que maluquice seria a nossa vida se cada um pudesse fazer o que desse na telha, tanto dentro de casa quanto fora dela. Seria a maior bagunça, né? No trânsito, por exemplo, não existiriam as ruas contramão, nem faixa de pedestre para atravessar, nem farol para sinalizar quando é a hora de cada carro passar! Pois é, se existe um pouquinho de ordem na nossa sociedade, isso tem tudo a ver com as leis que foram criadas, colocadas em prática e também fiscalizadas. E já parou pra pensar que tem de ter alguém pensando nas necessidades do povo o tempo todo, para criar, atualizar e fazer cumprir essas regrinhas que fazem a nossa vida melhor? Pois esse é o papel dos políticos.


Representantes DO POVO
Agora, se alguns políticos não fazem muito bem a sua parte e se os mais velhos vivem falando mal de quem já está no poder, aí está mais um motivo para que as garotas como você se preparem para mudar essa realidade. Afinal, todos os que nos representam no governo só chegam lá porque receberam a maioria dos votos, em relação aos outros candidatos, nas eleições. E neste ano vamos eleger muita gente: presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. E, depois que ganharem, essas pessoas terão quatro anos (ou oito, no caso dos senadores!) para fazer o que julgarem mais importante para o bem-estar do povo. Viu só que responsa?

Trio PODEROSO
Quem comanda tudo por aqui são os três poderes, que a gente chama de Executivo, Legislativo e Judiciário. Cada um deles pensa em formas de melhorar o País. Quando os três chegam a um acordo, colocam uma lei em prática. O Executivo dá uma ideia, o Legislativo vê se dá para fazer ou não e, quando dá, aquele projeto vira lei. Daí, cabe ao Judiciário ver se todo mundo está cumprindo com o que foi combinado.
Pra todo esse esquema funcionar direitinho tem de ter gente trabalhando em cada um dos poderes, e é o que acontece com o presidente, o governador e todos os outros políticos que contam com uma equipe para lhes auxiliar.
E tem ainda outro detalhe importante: esses governantes só conseguem colocar suas ideias em prática, fazendo melhorias ao País, nos Estados e nas cidades, graças ao dinheiro de todos os brasileiros, que pagam impostos e taxas. Daí, os políticos fazem uma conta de quanto dinheiro vai entrar e dividem entre as áreas que precisam de investimento, como a saúde, a educação e os transportes..

E as ELEIÇÕES?
Quando um político quer ocupar um cargo desses, ele tem de se candidatar e tentar conseguir votos. Mas se eles vão conseguir ou não o emprego novo vai depender do resultado das eleições. Funciona assim: todas as pessoas com mais de 18 anos são obrigadas a votar e as de 16 que quiserem também podem participar do processo. Elas escolhem qual político preferem para cada um dos cargos e o que receber mais votos será o vencedor. No caso do presidente e do governador, se os dois ficarem meio empatados, a gente faz uma nova votação para ver quem ganha, chamada segundo turno.

E eu com ISSO?
Não é porque ainda não vota que você precisa ficar só assistindo às eleições deste ano. Afinal, o que os governantes fizerem quando chegarem ao poder também vai afetar sua vida. Então, que tal começar já a fazer valer a sua participação? Algumas ideias de como fazer isso:
  Pesquise sobre os candidatos. A maioria deles tem sites na internet. Veja quais são as propostas dessas pessoas para melhorar a vida das crianças e dos jovens, por exemplo. Daí, você pode dar dicas aos seus pais sobre os melhores candidatos para votar.
Que tal propor, no seu colégio, uma atividade em que os alunos possam votar, na semana das eleições, como se fosse de verdade? É um treino para quando chegar a hora de decidir pra valer!
Depois que os governantes ganharem, você pode continuar cobrando deles boas ações e comportamentos responsáveis e corretos. Pode mandar e-mail para o gabinete (o escritório de cada um deles, o endereço está disponível na internet). Também é possível visitar os lugares onde eles trabalham. Sua escola mesmo pode organizar uma excursão até lá.
Também vale conhecer alguns projetos que permitem aos jovens exercerem sua cidadania desde já: dê uma olhada nos sites do Plenarinho (www.plenarinho.gov.br) e da Coclândia (www.coclandia.com.br/principal.aspx).

QUEM faz o que no governo?

Presidente
Ele é o cara mais poderoso do nosso país. O presidente é quem dá a última palavra sobre as leis que vão ser seguidas por todas as pessoas que vivem no Brasil. Além disso, também decide sobre o dinheiro recolhido da população: quanto irá para as escolas, para os postos de saúde, para consertar ruas e prédios, etc. Também é tarefa dele viajar para outros países para falar do Brasil e para fazer negócios com as outras nações.
Senador
Os senadores são muito importantes, pois, além de pensarem em projetos que podem virar leis, beneficiando o povo, eles são responsáveis por fiscalizar, julgar e até processar o presidente, seus ministros e todos aqueles que dão apoio ao nosso maior representante no governo, cuidando para que eles também não pisem no tomate ao usar o dinheiro público.
Governador
Enquanto o presidente é responsável pelo País inteiro, o governador cuida só do Estado que o elegeu. Ele recebe do presidente uma parte do dinheiro que foi recolhido da população para resolver os problemas dentro daquele Estado. O governador também pode dar ideias de leis para melhorar a vida das pessoas que moram naquele local.
Deputado Estadual
Faz parte do Poder Legislativo, aquele que cuida das leis. Então, ele tem de pensar no que as pessoas estão precisando e, a partir das necessidades do seu Estado, criar projetos que ajudem a melhorar o problema que encontrou.
Deputado Federal
Assim como o deputado estadual, também tem de criar leis para melhorar a vida das pessoas. A diferença é que ele cria uma lei que vale para o País inteiro.
 
 Teste
Você seria uma boa PRESIDENTE?
Descubra se tem algumas qualidades que são essenciais para quem quer governar um país.
1 Seus pais vivem dizendo que você tem jeito para liderar?
( ) Sim ( ) Não
2 É decidida e persistente?
( ) Sim ( ) Não
3 Sabe administrar sua mesada ou a grana que ganha dos pais e parentes?
( ) Sim ( ) Não
4 Gosta de ajudar as outras pessoas?
( ) Sim ( ) Não
5 Os trabalhos do seu grupo, na escola, sempre recebem boas notas?
( ) Sim ( ) Não
Resultado

Se você respondeu “sim” a todas as questões, tem chances de fazer um bom trabalho ao decidir mesmo investir na política. Agora, se escolheu um “não” ou mais, também não precisa desanimar, basta continuar trabalhando e estudando para se preparar. O bom da história é que você ainda tem bastante tempo pra isso.

CONSULTORIA: Adriana Magalhães, editora do Plenarinho. Edson Gabriel Garcia, educador e autor do livro De olhos bem abertos: a política presente em nosso cotidiano (editora FTD). José Romero Nobre de Carvalho, professor de história e diretor geral das unidades COC de Ribeirão Preto.

Revista Atrevida - Eles só pensam em sexo

Veja também no site: http://atrevida.uol.com.br/beleza-gente/193/eles-so-pensam-em-sexo-isso-e-o-que-182961-1.asp


Isso é o que todo mundo diz. Mas para entender de vez o jeito dos meninos, quando o assunto é sexo, é preciso saber separar o que é lenda do que realmente tem um fundinho de verdade.


Por Rita Trevisan e Giovana Pessoa


Por que os meninos são tão diferentes das meninas no jeito de encarar e até de fazer sexo?
M.N.T., 16 anos, João Pessoa, PB
Existem muitas explicações possíveis, mas dá pra botar grande parte da culpa na educação que meninos e meninas recebem, em casa e fora dela. “A sociedade, em geral, mostra a sexualidade feminina de um jeito mais reprimido, o que faz que as meninas tenham uma iniciação sexual menos satisfatória, porque elas acabam ficando presas a tabus e mitos”, diz a psicóloga Jussania Oliveira. Já os meninos, mais uma vez, saem ganhando. Eles aprendem que precisam se mostrar seguros e experientes no que diz respeito ao sexo. Daí, como são mais estimulados e têm mais liberdade para experimentar, conseguem conhecer melhor o próprio corpo e os seus desejos, o que os faz, geralmente, aproveitar melhor a transa.

O que é ejaculação precoce?
A.T.T., 13 anos, Cananeia, SP
É quando o garoto não consegue controlar a ejaculação. Daí, o que acontece é que ele acaba chegando ao nível máximo do prazer e ejacula muito antes do momento em que gostaria de fazer isso. Segundo Rodrigues, oito em cada dez garotos ejaculam muito rápido nas primeiras relações sexuais. Porém, quando o problema persiste, é bom ficar de olho. “É normal que isso aconteça de vez em quando. No entanto, se em mais de 50% das relações sexuais o garoto não conseguir controlar a ejaculação, talvez seja interessante se consultar com um urologista ou mesmo um psicólogo”, completa Oliveira. Afinal, na maioria dos casos, a causa é emocional mesmo: pode ser estresse, ansiedade exagerada ou insegurança.

Como posso saber se ele curtiu mesmo a relação?

P.S., 15 anos, Recife, PE
Ninguém tem bola de cristal, né? Então, não custa nada perguntar, como sugere a psicóloga Meire Ribeiro: “Foi legal? Você gostou? O que acha que a gente poderia fazer para ficar ainda melhor?”. No mais, observe os sinais que o menino dá: se ele continua carinhoso, se tem vontade de ficar abraçadinho, se está com aquela cara de feliz, sabe como? Cuidado, apenas, para não ficar enchendo o garoto de perguntas. Vá com calma, do contrário, ele vai achá-la muito insegura.

Se eles insistem em transar no primeiro encontro é porque não estão levando a menina a sério?
L.L.C., 16 anos, Rio de Janeiro, RJ
“Se ele insiste, é simplesmente porque quer muito fazer sexo com aquela garota”, explica Rodrigues. Porém, se o menino for capaz de suportar uma relação sem sexo, até que a menina se sinta pronta, isso também indica que ele está considerando a possibilidade de um relacionamento mais duradouro. Afinal, se estivesse querendo apenas sexo, desistiria rapidinho para procurar outra garota com os mesmos interesses que ele.



É possível o garoto descobrir, na hora da transa, que a garota não é mais virgem? E se ela for virgem, dá pra perceber?
M.P., 14 anos, São Luís, MA
Sem chance! Ele só vai descobrir se a garota contar. No entanto, se a relação do casal é mais séria, é legal que o menino saiba da falta de experiência da menina, para que ele possa ir mais devagar, conduzindo-a nesse momento de descobertas.

Se a menina tem vontade de avançar na relação e o garoto não se toca, como conversar sobre isso?

J.P.T.E., 14 anos, São Paulo, SP
“Demonstre isso pela sua postura, aproximando-se cada vez mais dele e tocando-o. As atitudes falam mais do que as palavras”, ensina Oliveira. Agora, se o garoto continuar na dele depois das suas investidas, diga, com jeito, o que deseja. Talvez ele também esteja querendo e tenha medo da sua reação e, por isso, não tome a iniciativa. Daí, numa conversa sincera, vai dar para resolver tudo. Experimente!


E se o menino me pedir para fazer algo que eu não goste? Como dizer “não” e continuar com o namorado?
M.S.T., 17 anos, Nova Friburgo, RJ
Fale com delicadeza e carinho, para não magoá-lo. Mas deixe bem claro, desde o início, quais são seus limites. “Seja sincera, diga que não se sente à vontade e que provavelmente não ia curtir muito se fizessem. E, se quiser, sugira uma coisa diferente, para manter o garoto estimulado, mas respeitando os seus sentimentos também”, ensina a psicóloga Jussania Oliveira. Porém, se mesmo assim ele forçar a barra, melhor cair fora. Lembre-se sempre de que o sexo não será o suficiente para mantê-los unidos. Se não houver carinho e respeito entre os dois, vai ser muito difícil o namoro sobreviver.

Revista Dieta Já - Projeto sarada no verão

Ainda dá tempo de transformar de vez o seu corpo para receber a nova estação em plena forma. Comece já, com uma dieta desintoxicante que queima cinco quilos em um mês e um treino que trabalha forte pernas, bumbum e abdome

Rita Trevisan e Giovana Pessoa
Veja também no site

É perfeitamente possível perder aqueles 15 quilinhos que estão sobrando e ainda modelar o corpo até dezembro. E vai ficar muito mais fácil fazer isso se você adotar um programa que propõe um emagrecimento gradativo e que pode ser iniciado agora, logo que você terminar de ler esta matéria. Ou seja, nesta edição você poderá colocar em prática a primeira etapa deste programa. O menu é leve, nutritivo e ainda conta com alimentos antioxidantes. “Eles favorecem a eliminação de toxinas e do líquido retido, ajudando a afinar a silhueta com muita saúde”, garante a nutricionista funcional Fernanda Granja. Agora, se quiser garantir também músculos mais fortes e tonificados, especialmente nas regiões da barriga, do bumbum e das pernas, basta encarar um treino feito sob medida para tal. “Criei uma sequência de exercícios, que devem ser feitos sem pausas, para potencializar o gasto calórico”, avisa a personal trainer Valéria Aprobato, de São Paulo. Resultado? Você elimina 5 kg neste mês, dando aquela primeira modelada no corpo.

Supersérie para bumbum, pernas e barriguinha

Se a ideia é terminar o mês com os músculos dessas regiões mais definidos, comece por esta sequência de exercícios, indicada para iniciantes. “Proponho um treinamento intenso para cada grupo muscular e um trabalho sem pausas, para manter a frequência cardíaca alta e, assim, acelerar a perda de peso”, explica Aprobato
Músculos da parte interna das pernas

1 Posição inicial:em pé, com as pernas paralelas e os joelhos afastados e voltados para fora, posicione a bola nas suas costas, apoiando-a na região lombar.
Execução: agache, flexionando os joelhos na direção dos dedões dos pés, ao mesmo tempo em que pressiona a bola contra a parede, como se fosse sentar-se em uma cadeira. Retorne à posição inicial.
Frequência: 3 séries de 20 movimentos

2 Posição inicial: deitada, de lado, apoie a cabeça com a mão que estiver por baixo, flexionando o cotovelo. A outra mão pode estar apoiada no chão, à frente do abdome, para aumentar a sua estabilidade durante o movimento. Cruze a perna que estiver em cima, flexionando o joelho, até que esse pé fique na frente da perna que está estendida.
Execução: eleve a perna de baixo, estendendo-a, e retorne à posição inicial.
Frequência: 3 séries de 20 movimentos para cada perna

Para colocar em prática esta série, você vai precisar de uma bola grande e de um par de pesinhos de 1 kg ou 2 kg, de acordo com a sua resistência física

Coxas e glúteos
3
Posição inicial: em quatro apoios, posicione a bola na região do abdome.
Execução: eleve uma das pernas, flexionando-a a 90°, em direção ao teto. Retorne à posição inicial e recomece com a outra perna.
Frequência: 3 séries de 20 movimentos  

4 Posição inicial: posicione a bola em uma das suas laterais. Em pé, com as pernas afastadas, avance uma das pernas para a frente, mantendo a perna de trás apoiada na meia ponta. Apoie a mão na bola.
Execução: flexione os joelhos até que o de trás se aproxime do solo. Retorne à posição inicial.
Frequência: 3 séries de 20 movimentos para cada perna

5 Posição inicial: deitada de lado, apoie a cabeça com a mão que estiver por baixo, flexionando o cotovelo. A outra mão pode estar apoiada no chão, à frente do abdome. Mantenha as duas pernas estendidas, levemente flexionadas, uma sobre a outra.
Execução: eleve a perna que está por cima e, então, retorne à posição inicial.
Frequência: 3 séries de 20 movimentos para cada perna



Parte inferior do abdome
6 Posição inicial:
deitada de barriga para cima, segure a bola entre os joelhos flexionados e pés apoiados no chão.
Execução: realize um movimento de flexão de quadril, tomando impulso e retirando parte dos glúteos do solo. Volte à posição inicial.
Frequência: 3 séries de 20 movimentos


Parte superior do abdome
7 Posição inicial:
deitada de barriga para cima, com os pés apoiados na bola e os joelhos flexionados em 90°. Apoie as mãos na nuca.
Execução: leve o corpo à frente, contraindo o abdome, mas sem retirar a lombar do solo. Volte à posição inicial.
Frequência: 3 séries de 20 movimentos

Parte da frente dos braços
8 Posição inicial:
sentada em cima da bola, com a coluna reta, pernas afastadas e pés apoiados no solo. Braços estendidos ao longo do corpo, segurando um pesinho em cada mão, com os punhos voltados para fora.
Execução: flexione os cotovelos até aproximar os pesinhos dos ombros. Depois, estenda os braços novamente, voltando à posição inicial de maneira lenta.
Frequência: 3 séries de 15 movimentos



Parte de trás dos braços
9 Posição inicial:
sentada em cima da bola, com a coluna reta, pernas afastadas e pés apoiados no solo. Segure um pesinho com uma das mãos, mantendo o braço elevado para o alto. Com a outra mão, dê apoio ao cotovelo do braço que está estendido.
Execução: flexione o cotovelo, aproximando o pesinho do ombro, e retorne à posição inicial, estendendo novamente o braço em direção ao teto.
Frequência: 3 séries de 15 movimentos para cada braço.

Ombros e costas
10 Posição inicial:
sentada em cima da bola, com a coluna reta, pernas afastadas e pés apoiados no solo. Braços estendidos ao longo do corpo, segurando um pesinho em cada mão, com os punhos voltados para dentro.
Execução: eleve os dois braços até a altura dos ombros e, em seguida, retorne à posição inicial.
Frequência: 3 séries de 15 movimentos



Caneta na mão
Para o seu controle, trouxemos dois calendários. No primeiro deles (setembro) contorne com uma caneta o dia em que iniciou a dieta, bem como os exercícios dessa série. Conte 30 dias e circunde no segundo a data que finalizará essa primeira etapa.


Como fazer
Faça a série inteira em dias alternados para que os músculos possam responder de maneira eficiente aos treinos. Nos outros dias procure colocar em prática alguma atividade aeróbica, como uma corrida ou caminhada de, no mínimo, 20 minutos. Tais modalidades potencializam a perda de peso.



Muito mais saúde
Para usufruir de todos os benefícios do programa, é essencial, também, mudar a alimentação. Além de emagrecer até cinco quilos, este menu de 1.200 calorias vai proporcionar uma verdadeira faxina no seu organismo.
  

Com propriedade diurética, a alcachofra ajuda o corpo a eliminar as substâncias tóxicas
Dia 1

Café da manhã
1 fatia de pão integral
1 col. (sopa) de tofu temperado com 1 col. (café) de azeite, sal e salsinha a gosto
1 xícara de chá branco
1 fatia de melão
Lanche da manhã
1 copo (250 ml) de suco xô, celulite (ver receita)
3 amêndoas
Almoço
1 prato raso de salada de alface, acelga e couve ralada, temperada com 1 col. (café) de azeite
1 col. (sopa) de farinha de linhaça dourada
1 filé pequeno (100 g) de carne vermelha grelhado
1 col. (sopa) de arroz integral
1 col. (sopa) de quinoa em grão cozida
2 col. (sopa) de feijão azuki
1 alcachofra cozida regada com 1 col. (café) de azeite
Sobremesa
1 fatia de abacaxi polvilhada com canela

Lanche da tarde
1 copo (100 ml) de iogurte de soja
1 xíc. (chá) de frutas vermelhas (morango, cereja ou framboesa)

Jantar
1 prato raso de refogado de legumes feito com 1 cebola, 1 tomate, ¼ de abobrinha, ¼ de berinjela, ¼ de pimentão verde, ¼ de pimentão vermelho, 1 folha de louro, 1 colher (café) de azeite extravirgem, manjericão fresco, alho, sal e pimenta a gosto. 1 col. (sopa) de quinoa cozida

Ceia
¼ de abacate com
1 fio de mel
2 castanhas picadas

Dia 2
Café da manhã
1 copo (250 ml) de suco intestino a mil (ver receita)
1 col. (sopa) de farinha de linhaça dourada
1 fatia de pão integral com 1 ponta de faca de manteiga
Lanche da manhã
1 copo (250 ml) de água de coco
2 castanhas-do-pará
1 noz
Almoço
1 prato raso de salada de alface roxa com 1 palmito cortado em cubos
1 xíc. (chá) de espinafre refogado
4 col. (sopa) de tabule feito com 2 xíc. (chá) de quinoa em grão cozida, 4 tomates, ½ xíc. (chá) de salsa, ¼ de xíc. (chá) de folhas de hortelã, 4 col. (sopa) de azeite extravirgem, 2 col. (sopa) de suco de limão e sal a gosto
1 filé pequeno (150 g) de salmão
Sobremesa
1 xíc. (chá) de salada de frutas

Lanche da tarde
4 fatias de tofu grelhado com 1 col. (café) de azeite extravirgem, sal, gergelim e orégano a gosto
1 xícara de chá de hibisco

Jantar
1 prato fundo de sopa fria de cenoura e gengibre (ver receita)
1 filé pequeno (100 g) de frango grelhado
4 col. (sopa) de abóbora cozida

Ceia
4 amêndoas
4 castanhas de caju



Dia 3
Café da manhã
1 xíc. (chá) de leite de soja
1 col. (sobrem.) de cacau em pó
1 fatia de pão integral com 1 ponta de faca de requeijão light
Lanche da manhã
1 copo de suco flacidez zero (ver receita)
Almoço
1 prato raso de salada tailandesa (ver receita)
2 col. (sopa) de arroz preto
1 abobrinha refogada
Sobremesa
1 banana
Lanche da tarde
1 copo (250 ml) de colágeno hidrolisado
10 morangos
Jantar
1 prato fundo de sopa fria de abóbora com quinoa (ver receita)
Omelete feito com 1 ovo e 2 fatias de queijo minas frescal
2 col. (sopa) de ervilha cozida
Ceia
4 amêndoas
4 castanhas de caju
Dia 4
Café da manhã
1 fatia de pão integral com 1 ponta de faca de tahine e 1 fio de mel
1 xíc. de chá de erva cavalinha e dente-de-leão
1 xíc. (chá) de coalhada light
1 col. (sobrem.) de mix de fibras feito com 100 g de semente de girassol sem casca, 50 g de semente de gergelim, 100 g de nozes, 100 g de amêndoas, 100 g de castanha do Brasil, 100 g de farelo de arroz, 200 g de semente de linhaça e 100 g de quinoa em flocos. As sementes e as frutas devem ser trituradas antes de misturar.
Lanche da manhã
1 copo de suco xô, celulite (ver receita)
Almoço
1 prato raso de salada especial (ver receita)
4 pedaços pequenos (50 g cada) de frango cozido
Sobremesa
15 uvas
Lanche da tarde
1 copo (100 ml) de iogurte light
1 col. (sobrem.) de farinha de linhaça dourada
1 pera
Jantar
1 prato fundo de sopa fria de melão e hortelã (ver receita)
1 filé de salmão Saint Pierre temperado com limão e sálvia à vontade
1 col. (sopa) de quinoa em grão cozida
Ceia
8 macadâmias
Dia 5
Café da manhã
2 torradas integrais
2 fatias de ricota temperada com 1 col. (café) de azeite, sal e salsinha a gosto
1 fatia de melancia
Lanche da manhã
1 copo (250 ml) de suco anti-inchaço (ver receita)
Salada de rúcula com tomate é ideal para quem busca desintoxicar o organismo
Almoço
1 prato raso de salada de rúcula, tomate, manjericão fresco e alho frito
1 filé médio (200 g) de carne vermelha grelhado
1 col. (sopa) de arroz cateto vermelho
1 col. (sopa) de batata cozida
1 xíc. (chá) de brócoli cozido
Sobremesa
2 damascos
2 ameixas secas
Lanche da tarde
1 xíc. (chá) de frutas ao vinho do Porto (ver receita)
Jantar
1 prato fundo de sopa fria de abobrinha e pera (ver receita)
6 fatias de tofu grelhadas com 1 col. (café) de azeite, sal e orégano a gosto
5 tomates cereja
Ceia
4 pistaches
4 amêndoas



Dia 6
Café da manhã
½ pão francês com 1 ponta de faca de manteiga
1 suco (250 ml) de soja
1 pera
Lanche da manhã
1 suco (250 ml) de uva integral sem açúcar
2 castanhas-do-pará
Almoço
1 prato (sobrem.)de beterraba e cenoura
1 prato raso de salada feita com 2 xíc. (chá) de quinoa em grão cozida, 2 xíc. (chá) de peito de frango em cubos cozido e refogado, ½ xíc. (chá) de nozes picadas, ½ xíc. (chá) de uva-passa, temperada com 2 col. (café) de shoyu e páprica à vontade
Sobremesa
4 fatias finas de manga
Lanche da tarde
1 copo (100 ml) de iogurte light
1 col. (sobrem.) de farinha de linhaça dourada
1 banana
Jantar
1 unidade de sanduíche com 2 folhas de rúcula, ½ cenoura ralada, 1 col. (sopa) de beterraba ralada, 2 nozes sem casca picadas, temperado com 1 col. (chá) de azeite extravirgem e 1 col. (café) de shoyu
Ceia
¼ de abacate com 1 fio de mel
Dia 7

Café da manhã
1 fatia de pão integral com 1 ponta de faca de geleia sem açúcar
1 copo (250 ml) de vitamina de leite desnatado batida com ½ mamão
Lanche da manhã
½ xíc. (chá) de frutas secas
3 avelãs
Almoço
1 prato raso de salada com agrião, alface e 1 fatia fina de manga
1 pedaço grande (300 g) de lasanha feita com berinjela cozida em fatias e recheada com peito de frango desfiado, ricota e queijo fresco light, coberta com 1 concha de molho puro de tomate
Sobremesa
1 laranja
Lanche da tarde
1 queijo pasteurizado light, tipo Polenguinho
1 copo (250 ml) de água de coco
Jantar
1 sanduíche feito de 2 fatias de pão preto, 1 col. (sobrem.) de tofu temperado com 1 colher (café) de azeite extravirgem, salsa e salsinha a gosto, ½ lata de atum (em água) e agrião à vontade
Ceia
1 xícara de chá de erva-doce

Cardápio detox
Rico em fibras, este menu ajuda o intestino a funcionar a todo vapor. Outra vantagem é a sua quantidade de alimentos diuréticos e antioxidantes, como a couve e o limão, que potencializarão a perda de peso, reforçando a sua imunidade e aumentando o seu pique – até mesmo para malhar. Então, está esperando o que para entrar nessa?


Temporada das flores
Que tal incrementar a salada de cada dia com flores comestíveis, que vão colorir o seu prato? Experimente as receitas elaboradas pela equipe de nutricionistas do Vigilantes do Peso
Veja as receitas

Frutas ao Vinho do Porto
140 calorias por porção (1 prato raso)
Rendimento: 2 porções

Ingredientes
¼ de xíc. (chá) de manga
1 kiwi
¼ de xíc. (chá) de papaia em cubos
6 morangos
2 col. (sopa) de vinho do Porto
2 bolas pequenas de sorvete de creme light
Canela em pó para polvilhar
Folhas de hortelã para enfeitar
Flores comestíveis para enfeitar
Preparo
1. Corte os morangos em tiras e as demais frutas em cubos pequenos.
2. Em seguida, divida as frutas em duas tigelas refratárias. Regue com o vinho do Porto e feche com papel-alumínio.
3. Leve ao forno quente (250° C), por 10 minutos. Depois, retire o papelalumínio, acrescente o sorvete, polvilhe com a canela e enfeite com a hortelã.
4. Decore com flores comestíveis e sirva imediatamente.

Salada Tailandesa
105 calorias por porção (1 prato raso)
Rendimento: 8 porções


Ingredientes
4 xíc. (chá) de agrião lavado e escorrido
2 xíc. (chá) de cenoura em tiras
2 xíc. (chá) de pepino em tiras
2 xíc. (chá) de broto de feijão
1 ovo inteiro
2 claras de ovos
½ col. (café) de azeite
2 xíc. (chá) de tofu firme, picado em cubos
1 col. (sopa) de cebolinha picada

Preparo o molho
2 col. (sopa) de leite de coco light
2 col. (sopa) de água
1 col. (sopa) de molho de soja
½ col. (chá) de tiras de casca de limão
1 dente de alho amassado
4 col. (sopa) de amendoim torrado
Flores comestíveis a gosto

Modo de fazer
1. Arrume as folhas de agrião sobre uma travessa.
2. Numa panela grande, misture a cenoura e o pepino com o broto de feijão. Regue com 2 col. (sopa) de água e leve ao fogo. Deixe cozinhar por 5 minutos, só para quebrar a consistência de cru. Reserve.
3. Numa tigela, bata ligeiramente o ovo e as claras.
4. Aqueça uma frigideira antiaderente grande, coloque o azeite e despeje o ovo. Cozinhe em fogo baixo até dourar. Vire do outro lado e deixe dourar.
5. Retire, espere amornar e corte em tiras.
6. Misture com as hortaliças e distribua sobre as folhas. Enfeite com o tofu e polvilhe com a cebolinha.
7. Numa tigela à parte, faça o molho, misturando todos os ingredientes. Regue a salada na hora de servir. Enfeite com as flores comestíveis.

Salada Especial
133 calorias por porção (1 prato raso)
Rendimento: 8 porções

Ingredientes
6 xíc. (chá) de folhas verdes picadas
2 xíc. (chá) de melão cortado em cubos
6 fatias finas de frios de ave em tiras finas
8 col. (sopa) de ricota light
2 xíc. (chá) de beterraba crua ralada
1 xíc. (chá) de flores comestíveis a gosto
Para as torradas
1 clara de ovo
2 col. (café) de azeite
1 col. (café) de orégano
1 col. (sopa) de queijo parmesão ralado
2 pães franceses cortados em rodelas
Para o vinagrete
1 col. (sopa) de azeite
1 col. (sopa) de vinagre balsâmico
4 col. (sopa) de suco de laranja
2 col. (sopa) de alcaparras picadas
Salsa picada a gosto
Sal a gosto
Modo de fazer
1. Comece preparando as torradas. Numa tigela, bata ligeiramente a clara com um batedor de arame, até quebrar a consistência viscosa. Misture com o azeite, o orégano e o queijo. Espalhe
sobre as fatias de pão e leve ao fogo médio (180° C). por 10 minutos ou até dourar. Reserve.
2. Arrume as folhas verdes nas bordas de uma travessa. Distribua as fatias de frios, os cubos de melão e as torradas.
3. Numa tigela à parte, esfarele a ricota e misture rapidamente com a beterraba. Coloque no centro da travessa.
4. Salpique as flores comestíveis.
5. Em outra tigela pequena, misture os ingredientes do vinagrete e regue a salada com esse molho na hora de servir.



Sucos multifuncionais
As receitas elaboradas pelas nutricionistas Patrícia Davidson (RJ) e Daniela Jobst (SP) vão fazer maravilhas pela sua saúde e aparência. Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome os sucos até meia hora após o preparo, para preservar todas as suas propriedades nutricionais





Flacidez zero
35 calorias por porção
(1 copo de 250 ml)

Ingredientes
½ copo (150 ml) de chá de hibisco
Suco de ½ limão
6 morangos

Por que funciona: tanto o hibisco quanto o limão têm ação diurética. Já os morangos são ricos em vitamina C, nutriente que participa da formação do colágeno, substância responsável por dar sustentação à pele.


Xô, celulite
50 calorias por porção
(1 copo de 250 ml)

Ingredientes
Suco de 1 lima-da-pérsia
1 xíc. (chá) de melancia picada
3 folhas de hortelã
½ copo (150 ml) de água
Por que funciona: a melancia tem as vitaminas A, C, E, K e todas as do complexo B e, por isso mesmo, desempenha uma atividade importante no combate à retenção de líquidos. A lima-da-pérsia, por sua vez, é rica em substâncias antioxidantes e favorece a circulação linfática.

Anti-inchaço
118 calorias por porção
(1 copo de 250 ml)

Ingredientes
1 cenoura
2 dedinhos de raiz de gengibre
1 pepino
2 folhas de couve-manteiga
1 laranja-lima
Por que funciona: a cenoura tem muito potássio, substância que ajuda a equilibrar a quantidade de água no organismo, evitando a retenção. O gengibre e a couve são poderosos antioxidantes e ainda ajudam o fígado em sua nobre tarefa de expulsar as toxinas que estão dando sopa no organismo.



Intestino a mil
50 calorias por porção
(1 copo de 250 ml)

Ingredientes
2 folhas de alface lisa
Suco de ½ limão
½ cenoura média
1 rodela fina de abacaxi
½ copo (150 ml) de água
Por que funciona: a quantidade de fibras que ele contém é que rende ao suco seu potencial laxativo. Além disso, as frutas cítricas e a cenoura colaboram para a desintoxicação do organismo.
Mais dicas para desinchar
  Mantenha-se hidratada constantemente, bebendo água e suco natural de frutas, em pequenos goles, ao longo do dia. A água também é fundamental para ajudar a formar o bolo fecal, facilitando a eliminação das fibras pelo intestino. Então, o ideal é consumir pelo menos 1,5 litro por dia.
Diminua o consumo de bebidas à base de álcool ou cafeína, que aumentam a perda de magnésio, favorecendo a retenção. O álcool ainda sobrecarrega o fígado, enquanto o café, em grandes quantidades, pode atrapalhar a absorção de cálcio.
Evite os alimentos industrializados e processados, com alto teor de aditivos químicos.
Não coma carnes em excesso, pois elas contêm bastante sal em sua composição.
Consuma cereais integrais nos lanches ou refeições principais, adicionando-os aos sucos, vitaminas ou saladas. Aveia, quinoa e gérmen de trigo são boas opções destes alimentos.

Fontes: Cínthia Perine, Fernanda Granja e Valéria Paschoal, nutricionistas. Edmundo Anderi Jr., gastroenterologista